O aplicativo Google Fotos atingiu uma marca impressionante no sistema operacional móvel Android. A ferramenta ultrapassou recentemente a marca de 10 bilhões de downloads dentro da Google Play Store.
A maior parte desses downloads é automática, já que o Google Fotos costuma ser um dos aplicativos pré-instalados de tablets e smartphones com Android. Ainda assim, algumas fabricantes ainda limitam a presença do serviço e dão preferência aos próprios gerenciadores de imagem, o que torna o feito da empresa ainda mais notável.
Segundo um levantamento do site 9to5Google, o Fotos é o décimo aplicativo desenvolvido pela Google a atingir a marca de 10 bilhões de downloads. Ferramentas populares como o Google Drive, Gmail, Google Maps, YouTube, o buscador e o navegador Chrome já ultrapassaram a marca anteriormente.
Se você ainda não tiver o Google Fotos instalado no seu dispositivo, pode fazer o download gratuito dele pela própria Play Store do Android.
Google Fotos mudou com o tempo
O serviço Google Fotos foi lançado oficialmente em 2015 tanto para navegadores quanto no Android. Ele era originalmente um recurso herdado de uma função do Google+, uma rede social da empresa que foi descontinuada anos depois.
Ao longo dos anos, a plataforma que servia inicialmente apenas para guardar e ver imagens foi acumulando novas funções — algumas delas do Picasa, software que a companhia adquiriu uma década antes e mantinha funcionando em paralelo até 2016. Recursos como compartilhamento de álbuns, organização automática de fotos para busca e sincronia de arquivos no ecossistema da empresa popularizaram o serviço.
A atual interface do Google Fotos no Android.Fonte: Google Play Store
Outras funções, como o espaço praticamente ilimitado para armazenamento e o backup gratuito de conteúdos foram modificados nos últimos anos. Ferramentas mais avançadas migraram para o Google One, que é o serviço de assinatura da empresa que inclui benefícios no Fotos.
- Saiba mais: Como fazer um backup no Google Fotos?
Mais recentemente, a companhia começou a adicionar recursos de inteligência artificial (IA) no serviço. As funções envolvem tanto possibilidades inteligentes de edição e até remoção de elementos em tela quanto uma pesquisa mais detalhada nos arquivos que estão guardados na sua conta.