extrato-bancario-tera-mudancas-a-partir-de-8-de-julho

Extrato bancário terá mudanças a partir de 8 de julho

Extrato bancário terá mudanças a partir de 8 de julho

Quem for consultar um extrato bancário na próxima segunda-feira, 8 de julho, verá mudanças na apresentação das informações. É que, a partir dessa data, os extratos passarão a ter nomenclaturas padronizadas.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que capitaneou voluntariamente a iniciativa, o objetivo é facilitar a compreensão das informações pelos clientes, principalmente para aqueles que possuem ou precisam acessar contas bancárias de mais de uma instituição financeira.

“Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira.”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

A primeira mudança será nas denominações existentes para as operações de saque e depósito. Posteriormente, a Febraban informa que serão incluídas outras operações financeiras.

Veja dois exemplos da Febraban de como serão as mudanças:

  • Pela nova nomenclatura, operações como “depósito de cheque no ATM”, que engloba situações em que o cliente deposita cheque nos caixas eletrônicos (ATM) da agência da conta creditada, passam a ser descritas no extrato sob a sigla “DEP CHEQUE ATM”.
  • Nas operações de saque, como “saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta”, que engloba situações em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional da agência com o cartão da conta, serão impressas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

Cartão de crédito

Desde segunda-feira, 1º de julho, a fatura do cartão de crédito também está diferente. Nesse caso, a regra foi estabelecida pelo Banco Central (Resolução nº 365).

Uma das principais determinações é que a fatura tenha três grupos de informações. Uma delas, em destaque, deve trazer o valor total da fatura, a data de vencidmento e o limite de crédito total. A ideia é que esse campo ajude o cliente a tomar decisão sobre o pagamento da conta.

O segundo espaço precisa trazer alternativas de pagamento, informando o valor mínimo de pagamento, os juros cobrados caso o cliente opte por pagar somente o mínimo, além de opções de financiamento do saldo devedor da tarifa com os juros mensal e anual que inseridos nessas opções.

A terceira área é para informações complementares, como a identificação das operações de crédito contratadas, o valor de cada parcela, se houver, além de juros e encargos financeiros cobrados no período vigente. (Com assessoria de imprensa da Febraban e informações do Banco Central) 

Compartilhe

iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV