“Não há bala de prata em termos de segurança de dados de um data center, por isso, desconfie sempre de quem quer vender fórmulas mágicas”. Esse é o alerta que o CEO da WDC Networks, Vanderlei Rigatieri, faz para os profissionais e usuários de data centers.
Num artigo publicado nesta edição, o executivo mostra como a conjugação de medidas sérias e concretas nos âmbitos digital, físico e humano confere uma estratégia poderosa para a segurança desses ambientes, trazendo mais confiança a quem trabalha nesse mercado e paz para os seus usuários.
Segundo ele, hoje “é praticamente impossível atuar na segurança digital dos data centers sem utilizar inteligência artificial e machine learning para processar, analisar e aplicar com velocidade as defesas necessárias a ciberataques diante da profusão de terminais de acesso e da quantidade crescente de dados dos usuários”.
A segurança física também é tratada pelo executivo, que destaca a importância da adoção de sistemas robustos e eficazes de monitoramento e gestão do ambiente, com soluções de CFTV e controle de acesso, além de estratégias de combate a incêndios e proteção a vazamentos, chuvas ou inundações.
Outra tema levantado por Rigatieri é a política de segurança, que deve conter rotinas consistentes de treinamentos e incluir regras claras, protocolos alinhados, compartimentalização e acesso a dados sensíveis, estabelecendo inclusive o uso de senhas fortes. “Com essas medidas, é possível identificar aquele colaborador que desobedece às boas práticas de segurança e o compliance, representando potencial risco ao negócio, para lidar com ele de forma preventiva, e não após uma crise”.
Esta edição também inclui assuntos relacionadas a inteligência artificial, big data, LoRa e LoRaWAN; fraudes em interações de atendimento ao cliente, tech-co; e carreira.