Cientistas criam exoesqueleto com IA que ajuda a caminhar e correr; veja o vídeo

Um grupo de cientistas desenvolveu um exoesqueleto com inteligência artificial capaz de ajudar em uma infinidade de tarefas do dia a dia, incluindo caminhar e correr. Criado por pesquisadores da Carolina do Norte, Estados Unidos, o equipamento pode ser equipado em menos de um minuto e ajuda na mobilidade diária.

Desenvolvido por cientistas da Universidade Estadual da Carolina do Norte membros do Laboratório de Biomecatrônica e Robótica Inteligente, o exoesqueleto aproveita o conhecimento e a interpretação de IA para facilitar em ações rotineiras, adaptando o software para novos usuários de forma automática.

A ferramenta ajuda usuários em tarefas banais, como caminhar, correr e carregar peso com mais facilidade, complementando a força do usuário. A solução é quase como uma cópia do Esqueleto Energizado, item de Death Stranding que permite que o protagonista Sam Porter Bridges carregue mais encomendas de uma vez só sem perder equilíbrio.

Para isso, o robô usa inteligência artificial para prever os movimentos do portador e seus arredores, assim auxiliando ações quase de forma instantânea.

No primeiro uso, é possível sentir o equipamento “puxando sua perna” e antecipando seu movimento, observa o pesquisador Ivan Lopez-Sanchez, um dos membros do laboratório.

Contudo, depois de um certo tempo de uso, o portador se acostuma com a interpretação da máquina e passa a se movimentar de forma sincronizada.

Treinamento virtual mais barato

O Dr. Hao Su, outro pesquisador envolvido no projeto, menciona que o treinamento do exoesqueleto acontece totalmente de forma virtual, em vez de depender da simulação em cenários reais — humanos em esteiras, por exemplo.

“Ele [o exoesqueleto] apenas precisa ser treinado em um computador por cerca de 8 horas”, menciona. Depois disso, o portador já pode andar, correr e até subir escadas.

A solução pode ser utilizada por pessoas com dificuldade em mobilidade, como idosos ou deficientes. Contudo, para isso seria necessário um treinamento específico do equipamento.

Agora, o laboratório da Universidade da Carolina do Norte trabalha em novos modelos e experimenta estruturas para tornar o equipamento mais confortável e voltado para o uso humano.

Segundo Su, o exoesqueleto atualmente custa US$ 10 mil (cerca de R$ 55,7 mil na cotação atual) para ser construído, o que é um preço competitivo para outras soluções do mercado, mas ainda proibitivo. A equipe também se dedica em tornar o equipamento mais barato e acessível.

Tags

Compartilhe

iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
iPhone 17 Pro deve contar com ilha de câmeras parecida com Google Pixel
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV