Durante a quinta-feira (18) e a manhã desta sexta (19), uma grave instabilidade nos serviços da empresa de segurança CrowdStrike gerou impactos no mundo inteiro. Em especial, o apagão cibernético impactou os produtos da Microsoft, utilizados no mundo inteiro.
De acordo com o CEO da empresa, George Kurtz, o problema, que não foi um incidente de segurança, mas sim um “defeito encontrado em uma atualização de conteúdo para hosts Windows”. Desta forma, Mac e Linux não foram afetados.
Mesmo assim, devido à prevalência do Windows no planeta, incontáveis empresas foram afetadas e enfrentaram dificuldades.
Entre as empresas afetadas estão as de aviação. Pelo mundo, Ryanair, Delta, United, American Airlines confirmaram dificuldades com suas operações em decorrência da pane no CrowdStrike.
Além disso, o problema foi grave na Europa, já que o fuso horário fez com que a falha fosse notada no momento em que começava o horário comercial no continente.
No Reino Unido, a Sky News, uma das maiores redes de televisão do país ficou incapaz de transmitir o seu sinal. Na Alemanha, o aeroporto de Berlim também interrompeu os voos.
*Esta matéria está em atualização