anatel-quer-integrar-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel

Anatel quer integrar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Anatel quer integrar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao setor de telecomunicações brasileiros. Isso será feito a partir da utilização de estratégias baseadas nas ciências comportamentais para incentivar e facilitar o conhecimento, a adoção e a implementação desses objetivos pelas empresas reguladas pela agência e terceiros por meio dos recursos disponíveis no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Anatel.

Para colocar esse objetivo em prática, a Anatel apresentou nesta quinta-feira, 4 de junho, durante a 934ª reunião do Conselho Diretor, o projeto Comunicações Digitais Sustentáveis.

O conselheiro Alexandre Freire, que apresentou o projeto, afirmou que fazer essa integração não é algo trivial, já que existem vários temas dentro do ecossistema digital em que a agência está inserida.

“Existe, portanto, um imperativo estratégico de disseminar essa cultura para aqueles que se relacionam com a agência, seja por meio de novos processos, peticionamentos intercorrentes em processos existentes ou notificações da Anatel”, disse Freire.

O novo módulo será introduzido no SEI da Anatel e visa integrar os ODS nas práticas e operações diárias da agência. Freire acredita que, pela posição que ocupa, com essa mudança, a agência pode influenciar e acelerar a adoção dos ODS em vários setores.

De acordo com o conselheiro, a escolha da agência por estratégias baseadas na ciência comportamental se deu pelo fato de ela oferecer insights sobre como os indivíduos e as organizações tomam decisões e como esses processos influenciam para obter resultados mais sustentáveis.

“Por meio dessa abordagem, esperamos orientar o comportamento dos entes regulados para incorporar as perspectivas relacionadas aos ODS na utilização do SEI, resultando em maiores taxas de envolvimento e conformidade, e promovendo uma cultura de sustentabilidade no setor das telecomunicações, ao invés de o órgão regulador simplesmente aplicar a técnica de comando e controle”, concluiu Freire. (Com assessoria de imprensa)

Você concorda? Veja lista com 50 melhores séries de todos os tempos
Reels do Instagram agora podem ter mais de uma música
Novo SSD da Lexar traz ventoinha e LEDs RGB! Conheça o NM1090 PCIe 5.0!
MPF pede multa de R$ 1,7 bilhão ao WhatsApp por violar direitos de usuários
Netshoes: vazamento supostamente atinge 38 milhões de usuários
Derretimento polar está afetando a rotação da Terra e aumentando a duração dos dias
brisanet-chega-a-128,4-mil-clientes-no-celular
Brisanet chega a 128,4 mil clientes no celular
Leapmotor T03; conheça o elétrico que a Stellantis quer vender no Brasil
Que horas estreia o último episódio de The Boys temporada 4? Veja o que esperar
Resident Evil e mais jogos AAA flopam no iOS, mas qual o motivo do fracasso?