A Zenvia anunciou a sua participação no Open Gateway, iniciativa da GSMA, associação global de operadoras, que visa a abrir as redes móveis para empresas de outros setores via APIs. A empresa planeja reforçar a segurança financeira de suas operações com o uso da ferramenta.
A Zenvia informou que tem o objetivo de diminuir a quantidade de etapas na jornada do cliente e aumentar a segurança com validações diretamente nas operadoras. Inicialmente, a empresa oferecerá três APIs:
• Verificação de identidade via rede móvel, permitindo dupla autenticação sem intervenção do usuário;
• Validação de troca de chip, detectando se o chip foi recentemente alterado;
• Conferência de localização, garantindo que as interações ocorrem em regiões esperadas.
Em comunicado, a Zenvia reforçou que o “Open Gateway ajuda a prevenir fraudes ao validar números de telefone, verificar trocas de SIM cards e usar a geolocalização”.
Na prática, o recurso utiliza informações das teles para validar dados, a fim de eliminar a necessidade de confirmação direta com o usuário final. Segundo a Zenvia, o processo de validação e autenticação reduz atritos e obstáculos durante a validação de logins, além de aumentar o nível do padrão de segurança para proteger os clientes.
“O objetivo é minimizar fraudes e otimizar a experiência do cliente, resultando em jornadas de comunicações mais seguras”, ressalta a empresa.
No Brasil, o Open Gateway foi lançado oficialmente em novembro do ano passado, com adesão das três operadoras de escala nacional (Claro, TIM e Vivo). Até o momento, os casos de uso que mais se destacam são os direcionados ao setor financeiro, justamente por reunir empresas que mais necessitam de segurança para atrair e reter clientes.