Zeenix: conheça os consoles brasileiros da TecToy ao estilo Steam Deck

A fabricante brasileira TecToy anunciou neste sábado (22) uma série de novos produtos para o mercado nacional. O destaque vai para o Zeenix, um console portátil no estilo do popular Steam Deck.

A transmissão TecToy Showcase 2024 serviu também para a reativação definitiva da divisão de games da companhia. A marca nasceu como a lendária parceira da Sega no Brasil na década de 1980, mas nos últimos anos esteve mais discreta do setor e focada em outros eletrônicos — apesar de vender produtos como o Legends Core e o controle M30.

Junto das duas versões do Zeenix, a companhia revelou ainda trailers de jogos publicados pela fabricante e novos acessórios compatíveis também com outras plataformas.

O que já sabemos do Zeenix

O Zeeniz é um console portátil que tem o Windows 11 como sistema operacional. Ou seja, fora para games, ele pode ser usado como computador pessoal a partir de periféricos pareados ou conectados com fio.

Serão dois modelos, separados pelas especificações técnicas e provavelmente bem diferentes também em valores.

Zeenix Lite

  • Tela: IPS de 6 polegadas Full HD de 60 Hz
  • Processador: AMD Athlon 3050e
  • GPU: AMD Radeon Graphics
  • RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: SSD M.2 de 256 GB
  • Conectividade: USB-C, fone de ouvido 3,5 mm, Wi-Fi 5 e Bluetooth 4.2

Zeenix Pro

  • Tela: IPS de 6 polegadas Full HD de 60 Hz
  • Processador: Ryzen 7 6800U
  • GPU: AMD Radeon 680M RDNA2
  • RAM: 16 GB LPDDR5
  • Armazenamento interno: SSD M.2 de 512 GB NVMe (além de expansão com cartão SD)
  • Bateria: 46.2 Wh
  • Conectividade: USB-C, fone de ouvido 3,5 mm, Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.2

Nas redes sociais, alguns fãs notaram as semelhanças do portátil com o modelo chinês AYN Loki, o que possivelmente significa que o Zeenix é uma adaptação dele para o mercado brasileiro. Não se sabe, por enquanto, o quanto o modelo da TecToy difere do original.

O Zeenix por outro ângulo.O Zeenix por outro ângulo.Fonte:  TecToy 

Fora o portátil, a companhia apresentou o Zeenix Hub, uma interface que organiza os seus jogos de diferentes lojas “em uma única e simplificada interface” e “oferece acesso às principais configurações” do dispositivo rapidamente.

O Zeenix Hub.O Zeenix Hub.Fonte:  Zeenix 

Até agora, não foram revelados detalhes do lançamento do Zeenix. Isso significa que preço e data de início das vendas seguem um mistério por enquanto. A TecToy vai levar o console para a gamescom latam, feira que acontece em São Paulo entre os dias 26 e 30 de junho.

Acessórios do Zeenix

A linha Zeenix é composta ainda de dois teclados com retroiluminação LED, chamados de ZN175 PRO e ZN165 PRO.

O primeiro deles tem 81 teclas, cabo destacável e design gamer na cor preta com retrolumiluminação em LED. Já o segundo modelo é mais compacto e leve, com 71 teclas Dream Switch, apoio de mesa magnético e visual em branco.

Os dois são acompanhados do mouse gamer ZNM130 LITE. Ele pesa apenas 75g, tem seis botões e conta com um sensor de 10.000 DPI.

O controle e o mouse da marca.O controle e o mouse da marca.Fonte:  Zeenix 

Por fim, o Zeenix Pro Controller é um joystick modular sem fio compatível com o próprio aparelho, além de Nintendo Switch e dispositivos Android e iOS. Ele traz botões analógicos anti-drift, conexão de 2.4 GHz e entrada USB.

Divisão de games

Durante a transmissão, a TecToy confirmou também alguns projetos futuros e outros em andamento. A empresa, por exemplo, vai iniciar parcerias com universidades para incentivar a formação de desenvolvedores e criadores de conteúdo.

Em termos de jogos, foram apresentados dois jogos de destaque que marcam essa nova fase da marca. Um deles é Damned 2, jogo de terror assimétrico para até quatro pessoas da 9heads Game Studios.

O outro é Master Lemon, título em pixel art baseado em palavras. Ele é baseado em uma história real e bastante pessoal do CEO do estúdio Pepita Digital.

Master LemonMaster LemonFonte:  Pepita Digital 

Além disso, ao longo da conferência, foram mostrados alguns jogos compatíveis — a grande maioria de estúdios nacionais. Os títulos incluem Atomic Picnic, Mullet Madjack, Mars 2120, DeathBound, Mark of the Deep, Zet Zillions, Gaucho and the Grassland, Bem Feito e Adore.

Tags

Compartilhe

Quem é o Mestre Sith em Star Wars The Acolyte? Entenda final da série
Tinder: IA vai ajudar usuários a escolher a melhor foto para o perfil
Lula diz que Big Techs lucram com ódio no país e defende taxação
TikTok perde processo na Europa e terá que se enquadrar em novas leis
ibama-libera-instalacao-da-infovia-02,-mas-seca-e-obstaculo
Ibama libera instalação da Infovia 02, mas seca é obstáculo
Você concorda? Veja lista com 50 melhores séries de todos os tempos
Reels do Instagram agora podem ter mais de uma música
Novo SSD da Lexar traz ventoinha e LEDs RGB! Conheça o NM1090 PCIe 5.0!
MPF pede multa de R$ 1,7 bilhão ao WhatsApp por violar direitos de usuários
Netshoes: vazamento supostamente atinge 38 milhões de usuários