Tudo que você precisa saber antes de comprar artigos inteligentes

Uma casa onde as luzes se acendem automaticamente ao entrar, o ar condicionado ajusta a temperatura ideal e a cafeteira prepara seu café antes mesmo de você chegar. Seria uma visão futurista? Com os itens inteligentes da smart home, estamos falando do momento presente.

Graças aos avanços na tecnologia de “casas inteligentes”, tornou-se possível transformar esses sonhos em realidade. Afinal, o termo se refere ao uso de equipamentos conectados e automatizados que facilitam atividades domésticas rotineiras.

A partir da Internet das Coisas (IoT), a rede de dispositivos inteligentes equipados com sensores coletam informações em tempo real para enviar e receber dados, possibilitando a comunicação entre si e com os usuários.

Como resultado, temos produtos domésticos com ações automáticas que fornecem notificações relevantes para deixar o seu lar mais confortável, seguro e com eficiência energética.

Quer saber o que mais uma casa inteligente pode fazer por você e como transformar seu lar com produtos smart? Confira o artigo abaixo!

Para que serve a smart home?

As smart homes são projetadas para tornar a vida mais conveniente, eficiente e segura para seus moradores. E como elas fazem isso? Automatizando tarefas ao integrar dispositivos inteligentes em todos os aspectos do ambiente doméstico, desde iluminação e temperatura até segurança e entretenimento.

Imagine chegar em casa após um longo dia de trabalho e ser recebido por um ambiente confortável, com roupa limpa na lavadora smart e o jantar aquecido na air fryer inteligente.

Isso é possível graças à automação que utiliza a tecnologia Wi-Fi e Bluetooth para se comunicar e executar ações programadas.

O controle dos dispositivos pode ser feito por meio de aplicativos no celular ou comandos de voz. Basta pré-configurar os sistemas de acordo com a sua preferência e a casa inteligente será capaz de antecipar as suas necessidades, agindo de forma autônoma.

Quais são as vantagens em comprar itens inteligentes?

Adquirir produtos inteligentes pode ser um ótimo investimento para deixar a sua casa mais funcional e acolhedora. Os benefícios da smart home são tão atrativos que estão impulsionando a economia brasileira.

Segundo a Fortune Business Insights, a receita do setor de smart home no Brasil deve atingir US$ 2,41 bilhões em 2026 — um crescimento de 91,06% em relação a 2022.

Pensando no cotidiano do consumidor, as vantagens dos itens inteligentes incluem:

1) Economia de tempo e esforço nas tarefas domésticas

Assistentes de voz, como Amazon Alexa e Google Assistant, permitem que moradores realizem uma variedade de tarefas diárias apenas com comandos de voz ou toques em seus smartphones.

Os dispositivos de automação residencial são compatíveis entre si para oferecer ainda mais conveniência, além de possibilitarem um controle à distância.

A integração harmoniosa dos itens inteligentes facilita a gestão do lar.A integração harmoniosa dos itens inteligentes facilita a gestão do lar.Fonte:  GettyImages 

Esqueceu de apagar as luzes ao sair? Basta acessar o aplicativo correspondente e, com um simples comando pelo celular, o problema está resolvido.

Ou então, imagine programar uma rotina matinal em que, automaticamente, as luzes se acendem gradualmente para te acordar de maneira suave e a cafeteira começa a preparar seu café preferido. Tudo isso sem que você precise mover um dedo.

2) Eficiência Energética

A smart home é capaz de gerar uma redução significativa no consumo de energia e, consequentemente, nas conta de luz. Esse tipo de otimização não prejudica o funcionamento da casa e ainda a torna mais sustentável.

A eficiência dos produtos inteligentes está no aprendizado dos hábitos e das preferências dos usuários ao longo do tempo, ajustando-se automaticamente para maximizar o conforto e a economia de energia.

Ao adotar esses dispositivos, é possível reduzir o impacto ambiental e economizar dinheiro, tornando a residência mais eficiente e ecologicamente responsável.

3) Segurança reforçada

Com a integração dos dispositivos de segurança inteligentes, é possível monitorar a casa em tempo real e receber notificações instantâneas sobre atividades suspeitas, independentemente de onde você esteja.

Os sistemas de alarme integrados, por exemplo, são projetados para trabalhar em conjunto com outros dispositivos inteligentes, criando um ecossistema de segurança coeso.

Quando uma câmera de segurança detecta movimento suspeito, o sistema de alarme pode ser ativado automaticamente, emitindo um alerta sonoro para assustar possíveis intrusos e enviar notificações para o proprietário.

4) Acessibilidade

Um dos principais benefícios dos dispositivos inteligentes para a acessibilidade é a possibilidade de utilizar comandos de voz. Com assistentes virtuais, tarefas como ligar a TV ou mesmo fazer chamadas telefônicas podem ser realizadas simplesmente ao falar.

Isso elimina a necessidade de movimento físico, proporcionando mais autonomia para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O controle intuitivo de assistentes virtuais incentiva o uso por idosos.O controle intuitivo de assistentes virtuais incentiva o uso por idosos.Fonte:  GettyImages 

Outra vantagem é a conectividade com outros dispositivos de assistência, como cadeiras de rodas motorizadas equipadas com tecnologia Bluetooth. Essa integração cria um ambiente de vida adaptado às necessidades específicas dos moradores da smart home.

5) Foco no bem-estar dos moradores

A capacidade de gerenciar tarefas do dia a dia apenas com comandos de voz, como criar listas de compras e configurar lembretes importantes, não só economiza tempo, mas também reduz o estresse associado à organização da rotina.

A integração de produtos inteligentes focados no bem-estar ainda pode incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis, como rastrear padrões de sono e indicadores de saúde por meio de relógio inteligente.

Afinal, esses itens coletam informações e enviam alertas e sugestões personalizadas para melhorar a qualidade de vida do usuário.

6) Personalização

Outro aspecto relevante é a capacidade de personalização e automação das casas inteligentes. Com a possibilidade de configurar rotinas específicas para determinados horários do dia, o ambiente doméstico se torna mais agradável e acolhedor aos seus moradores e visitantes.

7) Valorização do imóvel

Casas equipadas com dispositivos de automação, segurança e conveniência se tornam mais atraentes para potenciais compradores e locatários interessados em viver em um ambiente que acompanhe seu estilo de vida moderno.

Por isso, vale a pena considerar o investimento em sistemas de iluminação automatizados, termostatos inteligentes e dispositivos de segurança de última geração como um grande diferencial no mercado imobiliário.

Escolha cada item de acordo com a necessidade da sua casa inteligente

Para montar uma smart home eficaz, o primeiro passo é escolher produtos que favorecem a instalação de um sistema centralizado para controlar e automatizar todos os dispositivos inteligentes da casa.

Isso pode ser feito através de aplicativos próprios dos itens smart ou assistentes virtuais que unificam as configurações de diversos aparelhos. Por isso, a compatibilidade entre diferentes dispositivos é crucial para a eficiência de uma smart home.

Uma vez ativado a automação nas configurações de cada produto pelo sistema de comando, os dispositivos oferecem uma experiência mais fluida aos seus usuários.

Faça escolhas informadas ao montar sua casa inteligente.Faça escolhas informadas ao montar sua casa inteligente.Fonte:  GettyImages 

Além disso, a sustentabilidade tem se tornado um fator importante nesse cenário. Com consumidores cada vez mais conscientes das questões ambientais, as marcas estão investindo em produtos mais sustentáveis para o mercado de smart home.

Isso inclui o uso de materiais reciclados, a disponibilidade de peças sobressalentes, eficiência energética e a extensão da vida útil dos dispositivos por meio do suporte contínuo ao sistema operacional. Logo, são outros critérios a se considerar durante o seu processo de compra!

10 artigos inteligentes indispensáveis para sua casa

1) Assistente virtual

Um assistente virtual é um software que responde a comandos de voz e realiza diversas tarefas no ambiente da smart home — um ótimo início para seu planejamento de casa inteligente!

Como explicamos anteriormente, ele serve para controlar outros dispositivos inteligentes, realizar buscas na internet, fornecer informações sobre clima e notícias, criar lembretes e alarmes, e muito mais.

2) Lâmpada inteligente

A lâmpada que pode ser controlada via smartphone ou comandos de voz permite ajustar brilho, cor e ligar/desligar remotamente. Além da personalização para diferentes ambientes e momentos, a automação da lâmpada inteligente tem como vantagem ser uma maneira econômica de montar sua smart home!

3) Controle inteligente

Esse dispositivo centraliza o controle de todos os aparelhos da casa, como televisões, aparelhos de som e ar-condicionado, geralmente via um aplicativo no smartphone.

Isso elimina a necessidade de múltiplos controles remotos pela casa e facilita a sincronização com outros dispositivos inteligentes para automações personalizadas para a sua rotina.

4) Smart TV

Uma televisão smart possui recursos avançados para se conectar à internet e oferecer uma variedade de aplicativos e serviços online ao usuário.

Por exemplo, você terá acesso a:

  • serviços de streaming;
  • navegação na internet;
  • jogos;
  • integração com outros dispositivos inteligentes como home theater e Alexa.

5) Fechadura inteligente

Fechaduras inteligentes adicionam outra camada de segurança e conveniência, dispensando a necessidade de chaves físicas.

Elas podem ser controladas por um app e oferecer opções de acesso personalizáveis, como códigos temporários para visitantes ou horários específicos em que certas pessoas podem entrar, aumentando ainda mais o controle sobre quem tem acesso à sua casa.

6) Robô aspirador

O aspirador de pó automatizado navega pela casa de forma independente para limpar e, com os modelos mais avançados, perfumar o ambiente ao passar pano o chão.

A limpeza autônoma sem intervenção humana ocorre sem perigos, pois o item inteligente possui sensores para detectar sujeira e obstáculos – que poderiam causar acidentes. Além disso, é possível programar os horários que o robô aspirador deve entrar em ação!

7) Cafeteira inteligente

A cafeteira inteligente pode ser controlada via smartphone ou assistente virtual, o que permite programar e personalizar a preparação do café remotamente.

A personalização do aparelho pode incluir ajuste de intensidade, temperatura e tempo de preparo, além da preparar o café automaticamente em horários pré-determinados.

8) Tomada inteligente

A tomada inteligente facilita o controle de aparelhos conectados a ela. O usuário pode controlar à distância o liga/desliga de produtos elétricos e ainda monitorar a economiza de energia com a opção de desligamento automático de dispositivos em standby.

9) Sensores inteligentes

Estamos falando dos dispositivos que detectam mudanças no ambiente, como movimento, temperatura, umidade, etc. Os sensores inteligentes podem ser utilizados para segurança, automação e monitoramento do ambiente.

Eles ajudam na detecção de intrusos e notificações em tempo real, no ajuste automático de iluminação e ainda são um recurso eficiente para monitoramento dos sistemas de gás, aquecimento e resfriamento do ambiente doméstico.

10) Máquina de lavar

As máquinas de lavar inteligentes estão dominando o mercado de smart home, impulsionados pelo aumento da conectividade com a Internet e dispositivos móveis.

“A conveniência e o luxo associados a esses aparelhos estão impulsionando sua demanda”, aponta o estudo publicado pela Research and Markets.

As principais apostas estão nos modelos que permitem programar e monitorar ciclos de lavagem remotamente, além de oferecer sugestões de configuração baseadas no tipo de roupa e programar horários de lavagem para aproveitar tarifas de energia mais baixas.

Quanto custa ter uma Smart Home?

O custo para transformar sua residência em uma smart home varia de acordo com as suas necessidades e o seu orçamento. Para aqueles que buscam opções mais acessíveis, há produtos que automatizam tarefas diárias com um custo relativamente baixo.

Por exemplo, lâmpadas inteligentes podem ser encontradas a partir de R$ 29,90, controles remotos inteligentes por R$ 76 e smart speakers com assistentes virtuais por cerca de R$ 314 (valores de maio de 2024).

No entanto, dispositivos mais avançados como geladeiras, TVs e máquinas de lavar inteligentes requerem um investimento financeiro maior.

Ter uma casa inteligente é capaz de transformar hábitos e diminuir o estresse do dia a dia.Ter uma casa inteligente é capaz de transformar hábitos e diminuir o estresse do dia a dia.Fonte:  GettyImages 

Apesar disso, a tendência é que os preços dos aparelhos smart diminuam ao longo do tempo, conforme o mercado de smart homes se expande e a concorrência entre as marcas aumenta.

Este cenário beneficia os consumidores, que podem aproveitar os pilares da casa inteligente – conforto, praticidade e segurança – com um custo cada vez mais acessível.

Quer conhecer mais possibilidades de ter uma smart home? Confira aqui dicas de itens baratinhos para automatizar o lar gastando menos de R$75. Até a próxima!

Tags

Compartilhe

Quem é o Mestre Sith em Star Wars The Acolyte? Entenda final da série
Tinder: IA vai ajudar usuários a escolher a melhor foto para o perfil
Lula diz que Big Techs lucram com ódio no país e defende taxação
TikTok perde processo na Europa e terá que se enquadrar em novas leis
ibama-libera-instalacao-da-infovia-02,-mas-seca-e-obstaculo
Ibama libera instalação da Infovia 02, mas seca é obstáculo
Você concorda? Veja lista com 50 melhores séries de todos os tempos
Reels do Instagram agora podem ter mais de uma música
Novo SSD da Lexar traz ventoinha e LEDs RGB! Conheça o NM1090 PCIe 5.0!
MPF pede multa de R$ 1,7 bilhão ao WhatsApp por violar direitos de usuários
Netshoes: vazamento supostamente atinge 38 milhões de usuários