sg-do-cade-autoriza-compra-de-parte-da-sag-pela-ibm

SG do Cade autoriza compra de parte da SAG pela IBM

(crédito: Freepik)

A Superintendência-Geral do Cade autorizou a compra de tecnologias voltadas a nuvem e inteligência artificial da alemã SAG pela IBM por € 2,3 bilhões (R$ 13,5 bilhões). O negócio, anunciado em dezembro, deve ser concluído na segunda metade deste ano, após autorização de diversas autoridades antitrustre mundo afora.

A brasileira se manifestou a favor, por entender que há baixa probabilidade de a IBM tentar o fechamento de mercado após a aquisição. A transação prevê a transferência para a IBM de toda a propriedade intelectua dos softwares corporativos webMethods e StreamSets.

Pelas contas do Cade, com base em números de mercado de 2022, a IBM terá entre 40% e 50% do mercado de software de integração, até 40% do mercado nacional de middleware business-to-business e de business rules management systems (BRMS). Em compensação, menos de 10% nos mercados de “events stream processing software”, “model-drive aplication plataforms” e software de inteligência e integração de dados.

“Os mercados ora analisados não oferecem altas barreias à entrada”, entendeu a SG do Cade. E afirma que tais segmentos estão em expansão, devem apresentar crescimento futuro, resultando em mais competição. A autarquia também entende que a competição nas áreas em que a IBM ganhará market share é alta, e oferecida por outras gigantes multinacionais, o que por si só seria capaz de “mitigar a probabilidade de exercício de poder de mercado”.

Ainda assim, a IBM não terá 30% de participação de mercado na maioria dos segmentos, o que também afastou as preocupações concorrenciais.

As tecnologias compradas da SAG serão integradas pela IBM à sua ferramenta de inteligência artificial corporativa, a watsonx, e a outros produtos. Segundo a companhia explicou em dezembro, será possível, com isso, aplicar a IA em mais setores da economia.

Tags

Compartilhe

Zeenix: conheça os consoles brasileiros da TecToy ao estilo Steam Deck
Jason Bourne: veja ordem cronológica e onde assistir aos filmes
Seinfeld, Friends, Lost e outros jogos de séries que você não conhece
cobertura-e-desafio-ao-avanco-das-apis-de-rede,-ve-engineering
Cobertura é desafio ao avanço das APIs de rede, vê Engineering
Sopranos: veja explicação definitiva sobre o final da icônica série da HBO
Need For Speed Most Wanted: quanto custaria comprar todos os carros raros da Blacklist?
Tudo que você precisa saber antes de comprar artigos inteligentes
11 desenhos antigos icônicos que passavam na TV Globinho
O processo de destruição de documentos físicos e as novas tecnologias
Cinemas terão cota de exibição para filmes brasileiros; veja como vai funcionar