O giro do núcleo da Terra está diminuindo, e dias podem ficar mais longos

Ao contrário de estudos científicos que afirmam que o núcleo interno da Terra gira mais rápido do que a superfície do planeta, um estudo recente divulgado por uma equipe internacional de cientistas provou que a gigantesca bola de ferro-níquel está atualmente desacelerando.

O núcleo interno do nosso planeta é uma esfera sólida com uma composição de 85% de ferro e cerca de 10% de níquel, com pequenas quantidades de outros elementos como enxofre, oxigênio e silício. Do tamanho da Lua, e “mergulhada” em um líquido superquente com uma composição química parecida, ela gira devido ao arrasto viscoso. 

Segundo o novo estudo, publicado na revista Nature, o núcleo interno começou a diminuir sua velocidade por volta de 2010. “Quando vi pela primeira vez os sismogramas que sugeriam essa mudança, fiquei perplexo”, afirmou em comunicado o autor correspondente John Vidale, da USC Dornsife. E, embora outros autores tenham defendido modelos semelhantes, “o nosso estudo mais recente fornece a resolução mais convincente”, garante o professor.

Como os cientistas conseguiram analisar o núcleo da Terra?

Em 2010, o núcleo interno começou a se mover mais lentamente do que a superfície da Terra.Em 2010, o núcleo interno começou a se mover mais lentamente do que a superfície da Terra.Fonte:  USC Graphic/Edward Sotelo 

A conclusão de que o núcleo interno está invertendo e retrocedendo seu movimento em relação à superfície do planeta, pois é a primeira vez que ele está girando mais lento do que mais rápido nos últimos 40 anos. Perceber isso representa um desafio, porque o núcleo interno não pode visitado ou visualizado, por se encontrar a mais de 4,8 mil quilômetros sob nossos pés.

Para obter dados mais confiáveis, a equipe adotou uma abordagem inovadora, que consiste em estudar as ondas sísmicas de terremotos repetidos, ou seja, eventos sísmicos que ocorrem em um mesmo local e geram sismogramas idênticos.

Quais as consequências da desaceleração do núcleo da Terra?

Os autores rastrearam a atividade das ondas sísmicas no mundo inteiro.Os autores rastrearam a atividade das ondas sísmicas no mundo inteiro.Fonte:  Wang et al./Nature, 2024 

Para comprovar suas hipóteses, os pesquisadores coletaram dados sísmicos de 121 terremotos repetidos nas Ilhas Sandwich do Sul entre 1991 e 2023, além de testes nucleares gêmeos soviéticos (1971-1974), franceses e americanos, presentes em outros estudos do núcleo interno.

Conforme Vitale, a causa da desaceleração da velocidade do núcleo interno é um fenômeno complexo e ainda em estudo. Ela resulta da combinação de três fatores interligados: constante agitação do núcleo externo (que gera o campo magnético da Terra), bem como dos “puxões” gravitacionais do manto rochoso superior às duas camadas.  

Quanto possíveis consequências da mudança no movimento do núcleo interno em relação à superfície da Terra, Vidale explicou que, embora exista a possibilidade real de um aumento da duração dos nossos dias, isso se dará apenas “na ordem de um milésimo de segundo, quase perdido no barulho dos oceanos agitados e da atmosfera”, conclui.

Mantenha-se atualizado com os últimos estudos sobre o nosso planeta a aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender também, como o derretimento do gelo polar está mudando duração do ano na Terra.

Tags

Compartilhe

iOS 18.4 pode ter Apple Intelligence integrado ao Google Gemini
iOS 18.4 pode ter Apple Intelligence integrado ao Google Gemini
Grok: IA do X bloqueava resultados que diziam que Musk e Trump 'compartilham desinformação'
Ainda Estou aqui tem chance? Confira os favoritos ao Oscar 2025 após as premiações recentes
Ainda Estou aqui tem chance? Confira os favoritos ao Oscar 2025 após as premiações recentes
Pesquisa que propõe relacionar mediunidade a alterações genéticas é válida?
Pesquisa que propõe relacionar mediunidade a alterações genéticas é válida?
Nvidia: algumas placas RTX 5090 e 5070 Ti têm um defeito de fabricação
Nvidia: algumas placas RTX 5090 e 5070 Ti têm um defeito de fabricação
Gmail vai abandonar SMS para verificação de segurança
Gmail vai abandonar SMS para verificação de segurança
HP sofre altas críticas e desiste de SAC com fila obrigatória
HP sofre altas críticas e desiste de SAC com fila obrigatória
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS