Fintech especializada em automação e gestão de pagamentos para empresas por meio de interfaces de programação de aplicação (APIs, na sigla em inglês), a Efí Bank já soma mais de 421 mil consentimentos de usuários para utilização do Open Finance. Por meio desse ecossistema, a empresa realizou 146 mil pagamentos e concluiu mais de 2 milhões de transações.
“Nosso foco são os APIs. Então, outra empresa consegue integrar com a Efí, iniciar o pagamento em um banco e concluir em outro, tudo com segurança e fluidez”, garante Gustavo Henrique Braz da Silva, techlead API Pix e Open Finance da Efí Bank. Silva falou sobre a experiência da fintech no desenvolvimento de APIs para o ecossistema do Open Finance nesta segunda-feira, 3 de junho, primeiro dia da 4ª edição do Digital Money Meeting, evento promovido pelo Tele.Síntese.
Como o serviço de iniciação de transação de pagamento vem ganhando força com o Open Banking, a fintech se prepara para ocupar espaço em diversos meios. No ano passado, deu início a uma fase de testes para permitir que todo o fluxo de iniciação de pagamento aconteça, por exemplo, no WhatsApp.
Numa parceria com a Blip, empresa especializada em soluções de inteligência conversacional, a fintech possibilitou que doações a Mano Down, instituição sem fins lucrativos voltada para pessoas com síndrome de Down, fossem iniciadas pelo WhatsApp.
No processo desenvolvido, o usuário começa um chat com a instituição e é guiado para escolher de qual banco quer que saia o valor da doação. “Já temos um piloto com a jornada do usuário implementada sem que ele precise ir ao aplicativo do banco dele. Quando todos os bancos estiverem no Open Finance, será possível concluir a doação, sem sair da ferramenta”, explica Silva.
Atualmente, a Efí Bank está entre as 10 instituições iniciadoras com maior volume de chamadas de APIs. No ano passado, foram realizadas mais de 6 bilhões de transações nas APIs da fintech e um volume de R$ 27 bilhões movimentados.
Acompanhe o Digital Money Meeting, que é gratuito. As inscrições podem ser feitas aqui.