Cooperativa Sicoob teria sofrido ataque de ransomware que vazou dados de clientes

A cooperativa Sicoob pode ter sido a mais nova vítima do grupo de ransomware RansomHub, que pode ter tido acesso a mais de 1 TB de dados da empresa brasileira. Dentre os arquivos supostamente vazados estão Acordos de Não Divulgação (AN-D), informações pessoais de clientes e funcionários, dados e balanços financeiros de empresas.

A notificação do suposto ataque aconteceu nesta segunda-feira (24) e foi feita nas redes sociais por contas como o TMRansomMonitor. “De acordo com a atividade detectada pela equipe de inteligência de ameaças do ThreatMon. O grupo de ransomware ‘#ransomhub’ adicionou o ‘http://sicoob.com.br’ às suas vítimas”, disse em um post.

?????? #CyberAttack ??????

???? #Brazil: Sicoob, one of the largest financial cooperatives in Brazil with $11.2 billion in assets, has been listed as a victim by the RansomHub ransomware group.

The hackers allegedly exfiltrated 1 TB of data, including:

– NDA documents
– personal… pic.twitter.com/4FPsKXBNU3

— HackManac (@H4ckManac) June 24, 2024

Segundo o perfil do X (antigo Twitter) @H4ckManac, o grupo criminoso anexou uma parte dos dados roubados ao post. Contudo, é impossível assegurar a autenticidade das informações compartilhadas.

“O Sicoob é o banco mais perigoso de se colaborar no Brasil. Estamos na rede do Sicoob há um bom tempo e conseguimos roubar todos os dados sensíveis do banco”, alega o grupo de ransonware.

Quais dados teriam vazado do Sicoob?

O RansomHub foi descoberto recentemente e opera utilizando um malware homônimo ao grupo. As primeiras atividades dos cibercriminosos datam do início de 2024 e há indícios de que eles possam ser russos.

Eles utilizam um modus operandi chamado de Ramsomware as a Service (RaaS), ou seja, eles vendem seu malware para outros cibercriminosos.

Dentre as possíveis vítimas recentes do RamsomHub estão a casa de leilões britânica Christie’s e até a empresa brasileira de consultoria YKP.

— Ransomware.live (@RansomwareLive) June 24, 2024

No caso do Sicoob, os dados supostamente vazados são:

  • Acordos de Não Divulgação (AN-D);
  • Informações pessoais de clientes e funcionários;
  • Dados financeiros;
  • Informações financeiras de “várias empresas”;
  • Dados de projetos em desenvolvimento da empresa em vários departamentos e o código-fonte de seus produtos digitais;
  • Bases de dados;
  • Balanços financeiros sigilosos.

Segundo as supostas amostras (provas de que o ataque hacker foi cometido), o Sicoob possui uma “grande quantidade” de vulnerabilidades em sua própria rede, o que possibilitou a ação. “Todo o balanço de clientes deste banco pode ser roubado a qualquer momento”, alegam os documentos.

O RansomHub exigiu que a administração do banco entre em contato em até 72 horas para reivindicar os dados roubados. Caso contrário, todos os dados serão expostos e outras estruturas do banco serão atacadas.

Outro lado

Em nota enviada ao TecMundo, o Sicoob informou ter identificado um “incidente cibernético no ambiente local de uma das cooperativas que integram o Sistema”. A empresa informou ter acionado a polícia e ter iniciado uma investigação para determinar a extensão do incidente.

Além disso, a nota do Sicoob diz que as informações financeiras de todas as cooperativas “estão com a sua integridade preservada” e que o sistema da empresa segue operando normalmente para os clientes.

Confira, abaixo, a nota de esclarecimento do Sicoob na íntegra:

O Sicoob informa que identificou um incidente cibernético no ambiente local de uma das cooperativas que integram o Sistema. Imediatamente acionou os protocolos de segurança para investigar o evento e tomou as medidas necessárias para conter a situação e minimizar quaisquer riscos associados ao caso.

A instituição comunicou prontamente às autoridades competentes e iniciou uma investigação com o apoio de especialistas para determinar a extensão do incidente.

As informações e movimentações financeiras de todas as cooperativas e dos cooperados do Sicoob são processadas em estrutura apartada da afetada pelo incidente e estão com a sua integridade preservada.

A instituição ressalta que todas as cooperativas do Sistema seguem operando normalmente tanto com o atendimento presencial quanto pelos seus canais digitais. 

O Sicoob reforça seu compromisso com a segurança da informação e continuará investindo em medidas para proteger seus sistemas e dados. Além disso, segue empenhado em garantir a integridade e a confiança em todos os seus serviços.

Tags

Compartilhe

iOS 18.4 pode ter Apple Intelligence integrado ao Google Gemini
iOS 18.4 pode ter Apple Intelligence integrado ao Google Gemini
Grok: IA do X bloqueava resultados que diziam que Musk e Trump 'compartilham desinformação'
Ainda Estou aqui tem chance? Confira os favoritos ao Oscar 2025 após as premiações recentes
Ainda Estou aqui tem chance? Confira os favoritos ao Oscar 2025 após as premiações recentes
Pesquisa que propõe relacionar mediunidade a alterações genéticas é válida?
Pesquisa que propõe relacionar mediunidade a alterações genéticas é válida?
Nvidia: algumas placas RTX 5090 e 5070 Ti têm um defeito de fabricação
Nvidia: algumas placas RTX 5090 e 5070 Ti têm um defeito de fabricação
Gmail vai abandonar SMS para verificação de segurança
Gmail vai abandonar SMS para verificação de segurança
HP sofre altas críticas e desiste de SAC com fila obrigatória
HP sofre altas críticas e desiste de SAC com fila obrigatória
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS