unifique-sera-mais-“conservadora”-em-aquisicoes,-diz-ceo

Unifique será mais “conservadora” em aquisições, diz CEO

Unifique será mais
Unifique tem condições financeiras, mas aquisições serão mais moderadas, indica diretor-presidente (crédito: Unifique/Divulgação)

Apesar de os resultados no primeiro trimestre terem sido impulsionados por aquisições, especialmente a da Vex Telecomunicações, a Unifique deve adotar uma postura mais comedida no mercado de provedores de serviços de internet (ISPs) daqui para a frente, sinalizou o diretor-presidente, Fabiano Busnardo.

Segundo o executivo, há oportunidades de aquisição no mercado, mas a empresa deve ser mais zelosa. “A Unifique tem fôlego financeiro para capturar essas oportunidades, mas estamos um pouco mais conservadores para que possamos realmente fazer um negócio que gere valor real aos acionistas”, afirmou, em conferência com analistas, nesta quinta-feira, 16.

“Então, pode acontecer, pode não acontecer. Mas estamos preparados para realizar alguma aquisição nesse sentido”, acrescentou.

Citando dados financeiros, como a redução do endividamento total (-11,3%) e da dívida líquida (-3,9%) no primeiro trimestre, além do ganho de sinergias na incorporação de provedores, o diretor Financeiro e de Relações com Investidores, José Wilson, reforçou que a empresa tem condições de seguir comprando outras operações.

“Conseguimos gerar caixa, pagar o nosso endividamento e apresentar crescimento. (…) A estrutura de capital nos permite continuar sendo uma consolidadora”, assinalou Wilson.

Crescimento orgânico

Busnardo informou que a Unifique trabalha com a meta de adicionar 42 mil acessos de banda larga de forma orgânica ao longo deste ano. Com isso, a base deveria ter o incremento, em média, de 3,5 mil assinantes por mês.

A empresa fechou o primeiro trimestre com 752,9 mil clientes de internet fixa. Foram 33,6 mil novos acessos entre janeiro a março, mas 28 mil são oriundos da Vex – ou seja, cerca de 5,6 mil foram acrescentados à base organicamente.

“Tivemos 2,6 mil adições líquidas por mês em fevereiro e março, em média. Melhorou um pouco em relação ao ano passado, mas está abaixo da meta”, reconheceu o executivo.

De todo modo, a empresa acredita que a aceleração da implantação da rede móvel vai ajudar a puxar o crescimento da base de fibra óptica, uma vez que combos têm representando 75% das vendas do serviço de telefonia.

Em Garuva (SC), primeira cidade a receber o 5G da Unifique, em novembro de 2023, por exemplo, os acessos de banda larga da companhia cresceram 60,8% desde o lançamento do serviço celular.

Rio Grande do Sul

Com operação significativa no Rio Grande do Sul, a Unifique detalhou os impactos das enchentes sobre as suas infraestruturas e serviços no território gaúcho. No momento, 15,6 mil clientes estão sem conexão – no auge da tragédia climática, o número chegou a 35 mil.

A empresa ainda teve seis rotas de backbone e seis pontos de presença (PoPs) danificados, além de uma loja inundada. A companhia está prestando auxílio a famílias de 32 funcionários afetados pelas cheias, incluindo antecipação de férias e do 13º salário. Para prestar ajuda à população, a operadora também instalou redes WiFi em abrigos e em locais de acolhimento.

A companhia também tem atuado em cooperação técnica com outros ISPs e enviou de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul 55 equipes para restabelecer as conexões de internet.

“A Unifique foi atingida fortemente, mas é um percentual pequeno da nossa operação. Há empresas que 70%, 80% das operações foram atingidas. Vai ser uma dificuldade muito grande para alguns provedores”, avaliou Busnardo.

VALE A PENA OFERECER PLANO DE 1GIGA? - ASAP TELECOM
MERCADO DE BANDA LARGA 2024 - REVISE SUA ESTRATÉGIA
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18
TRIP ESPECIAL EXPOISP OLINDA - EP17