unifique-planeja-estender-5g-para-area-de-3-milhoes-de-habitantes

Unifique planeja estender 5G para área de 3 milhões de habitantes

Unifique quer ativar 5G em área de 3 milhões de pessoas até o fim do ano
Fabiano Busnardo, diretor-presidente da Unifique; 5G vai escalar a partir de junho (crédito: Daniel Zimmermann)

A Unifique planeja ampliar consideravelmente a zona de cobertura da sua rede 5G ainda neste ano. Com o sinal ativo em quatro cidades, cujas populações somadas se aproximam de 140 mil habitantes, a empresa quer estender a rede para uma área de 3 milhões de pessoas. Esse processo deve ser acelerado a partir de junho, indicou o diretor-presidente da companhia, Fabiano Busnardo, nesta quinta-feira, 16.

“Talvez esparrame um pouco para o começo do ano que vem, mas estamos procurando fazer esse trabalho com cuidado e parcimônia, porque queremos ter um serviço muito acima da média”, afirmou o executivo, durante conferência com analistas sobre os resultados financeiros do primeiro trimestre.

Até março, a operadora tinha 12,6 mil acessos de telefonia móvel ativos. O número mais recente, revelado na conferência por Busnardo, é de “pouco mais de 20 mil assinantes”. No último sábado, 11, Tijucas se tornou a quarta cidade catarinense a receber a rede 5G da Unifique.

“Esperamos, a partir de junho, começar a ter uma aceleração no lançamento de cidades”, ressaltou o executivo.

Segundo a diretoria da operadora, 75% das vendas do serviço de telefonia são feitas em combos com a banda larga fixa. A estratégia inicial, inclusive, prevê priorizar a ativação da rede celular em cidades nas quais a empresa tem infraestrutura de fibra óptica.

Para escalar as vendas de 5G, a empresa fechou um contrato com um fornecedor de chips. Os testes com os componentes serão feitos entre o fim deste mês e o início de junho. A operadora tem a expectativa de que esse processo acelere a venda do serviço móvel de forma avulsa – ou seja, sem estar atrelado à oferta de banda larga.

“Agora, estamos mais focados no combo, mas vão nascer novos pacotes, porque queremos acelerar a venda do móvel por si só”, ressaltou o diretor-presidente.

Busnardo ainda disse que a empresa está resistindo a fazer promoções agressivas do serviço celular. Essa alternativa poderia ampliar a base de assinantes a curto prazo, mas impactaria as margens financeiras da companhia a longo prazo.

Além disso, o executivo informou que a empresa busca parceiros fora do País para ofertar roaming internacional a seus clientes de telefonia móvel. “Queremos disponibilizar isso no chip da Unifique para que o cliente possa ter a comodidade de viajar para os principais países do mundo”, indicou.

700 MHz

No fim de março, a Unifique recebeu autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para utilizar parte da frequência de 700 MHz em caráter secundário. Na conferência, Busnardo destacou que o uso da faixa deve reduzir em 40% as despesas da companhia na implantação da rede celular.

“Também acreditamos que pode melhorar a qualidade da cobertura, porque a frequência de 700 MHz é muito nobre e pode fazer o trabalho de cobrir ambientes indoor [internos], onde o 5G e [a faixa de] 3,5 GHz podem ter mais dificuldades”, disse o executivo. “Isso nos ajuda a colocar menos sites, o que significa menos opex e locação de torres e terrenos”, acrescentou.

Compartilhe

em-parceria-com-huawei,-claro-lanca-espaco-imersivo-5g+-em-brasilia
Em parceria com Huawei, Claro lança espaço imersivo 5G+ em Brasília
celular-seguro-alertara-via-whatsapp-quem-comprar-celular-furtado-ou-roubado
Celular Seguro alertará via WhatsApp quem comprar celular furtado ou roubado
incognia-abre-vagas-para-profissionais-de-ti-em-seguranca-digital
Incognia abre vagas para profissionais de TI em segurança digital
vazamentos-de-precos-do-samsung-galaxy-book4-edge
Vazamentos de preços do Samsung Galaxy Book4 Edge
slop:-a-nova-ameaca-digital-que-espalha-imagens-surreais-e-confusao-na-internet
Slop: A nova ameaça digital que espalha imagens surreais e confusão na Internet
terremotos-no-nordeste?-estudo-diz-que-a-regiao-tem-risco-sismico-de-5,2-na-escala-richter
Terremotos no Nordeste? Estudo diz que a região tem risco sísmico de 5,2 na escala Richter
iphone-16-pode-ser-vendido-em-duas-novas-cores,-aponta-informante
iPhone 16 pode ser vendido em duas novas cores, aponta informante
novo-remake-de-resident-evil-tem-supostos-detalhes-vazados;-confira!
Novo remake de Resident Evil tem supostos detalhes vazados; confira!
opera-ganha-versao-adaptada-para-pcs-com-processadores-arm
Opera ganha versão adaptada para PCs com processadores ARM
computex-2024-sera-repleta-de-ia:-veja-a-agenda-e-o-que-esperar-da-feira-de-tecnologia
Computex 2024 será repleta de IA: veja a agenda e o que esperar da feira de tecnologia