ue-vai-investigar-a-meta-por-suposto-efeito-nocivo-das-redes-sociais-em-criancas

UE vai investigar a Meta por suposto efeito nocivo das redes sociais em crianças

A União Europeia (UE) abriu uma investigação sobre a Meta, dona do Facebook e o Instagram, para apurar se as redes sociais estão causando efeitos nocivos em jovens e crianças. Para a UE, é provável que as ações das plataformas não estejam de acordo com o determinado pela DSA (sigla em inglês para a Lei dos Serviços Digitais).

A investigação pretende constatar se o Facebook e o Instagram estão causando um efeito viciante e funcionando como uma espécie de ambiente tóxico para os jovens. Além disso, a ideia é investigar também se as restrições de uso para menores de 13 anos estão sendo devidamente aplicadas.

UE acusa as redes sociais da Meta de estarem causando efeitos negativos em jovens e crianças.UE acusa as redes sociais da Meta de estarem causando efeitos negativos em jovens e crianças.Fonte:  GettyImages 

A investigação da UE sobre a Meta surge após uma crescente preocupação em relação aos efeitos das redes sociais sobre as crianças, principalmente com a publicação do livro “The Anxious Generation” (A Geração da Ansiedade, em português), do psicólogo Jonathan Haidt. Na obra, Haidt diz que o uso contínuo das redes sociais está reestruturando o cérebro dos jovens, tornando-os mais ansiosos que em gerações anteriores.

UE investiga seis plataformas digitais

Além de Facebook e Instagram, a União Europeia também está investigando o AliExpress, o TikTok, o TikTok Lite e o X. As plataformas são investigadas por diferentes motivos, mas algumas delas podem enfrentar acusações parecidas devido ao modo de funcionamento semelhante. Se forem condenadas, as plataformas podem ser multadas em até 6% da sua receita global.

Voltando à Meta, a empresa foi processada nos EUA em outubro do ano passado, pois suas plataformas foram acusadas de serem prejudiciais à saúde mental de jovens e crianças. Há exatamente um ano, a companhia foi condenada a pagar uma multa recorde na UE por transferir dados do Facebook para os EUA.

Tags

Compartilhe

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira