turismo:-acordo-entre-ministerios-preve-ampliacao-do-wifi-publico

Turismo: Acordo entre ministérios prevê ampliação do WiFi público

Ministros das Comunicações, Juscelino Filho, e do Turismo, Celso Sabino, assinam acordo que visa disponibilizar WiFi gratuito em pontos turísticos | Foto: Kayo Sousa/MCom
Ministros das Comunicações, Juscelino Filho, e do Turismo, Celso Sabino, assinam acordo que visa disponibilizar WiFi gratuito em pontos turísticos | Foto: Kayo Sousa/MCom

Os Ministérios das Comunicações (MCom) e do Turismo (MTur) firmaram nesta segunda-feira, 12, um Protocolo de Intenções para ampliar a cobertura da internet em “pontos estratégicos para os turistas nacionais e internacionais”. O acordo propõe recursos para pontos de WiFi público e gratuito.

A assinatura ocorreu em cerimônia realizada em Belém (PA), onde as pastas marcaram presença em diversas agendas, incluindo visita à obra de cabeamento na Infovia 03, parte do programa Norte Conectado.

De acordo com MCom, o documento prevê “investimentos em infraestrutura de telecomunicações” visando “a ampliação de internet de qualidade e WiFi gratuito”. O prazo de vigência do Protocolo de Intenções entre as duas pastas será de dois anos, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.

Regiões beneficiadas

Os pontos turísticos que estarão na rota do WiFi serão definidos por um plano de ação que será elaborado a partir de agora entre os ministérios. O mesmo vale para a fonte e valor dos recursos necessários. Estão previstas parcerias com instituições privadas para cumprir o acordo.

Na solenidade de assinatura, o ministro do Turismo Celso Sabino afirmou que “a oferta de internet gratuita de qualidade será um importante diferencial competitivo para o Brasil”.

“A falta de internet de qualidade em nossos destinos turísticos é um gargalo que pode atrapalhar o desenvolvimento pleno do setor no país, mas essa realidade vai mudar graças à parceria assinada hoje entre o Ministério do Turismo e o Ministério das Comunicações”, afirmou Sabino.

5G

Esta não é a primeira vez que o MCom anuncia medidas em parceria com o MTur. No ano passado, ainda na gestão da ex-ministra do Turismo, Daniela Carneiro, Juscelino recebeu demandas para acelerar o acesso ao 5G em pontos turísticos. À época, ficou prevista a realização de estudo sobre a conectividade nas cidades turísticas. No entanto, a realizaçãou ou resultados deste levantamento não foram divulgados.

Compartilhe

Ajuda nas crises é tão mais forte quanto é coletiva
MERCADO DE BANDA LARGA 2024 - REVISE SUA ESTRATÉGIA
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18
TRIP ESPECIAL EXPOISP OLINDA - EP17