tim-participa-de-projeto-piloto-de-iluminacao-publica-em-teresopolis

Tim participa de projeto piloto de iluminação pública em Teresópolis

Tim participa de projeto piloto de iluminação pública em Teresópolis
TIM e iluminação pública – Sensor Inteligente Smart Ligth apresenta resultados em lâmpadas de led para melhorar o funcionamento | Foto: Bruno Nepomuceno/Divulgação

A TIM participa do Programa SandBox InovaTerê, no qual integra um projeto piloto de iluminação pública inteligente. A operadora instalou sensores Nox em um ambiente regulado do município de Teresópolis (RJ).

Atualmente, o programa de iluminação inteligente está equipado com dez sensores situados em locais estratégicos. A tecnologia permite a gestão remota da iluminação pública por meio de um aplicativo, utilizando Internet das Coisas (IoT). Com essa solução, a administração pública visa controlar e monitorar a iluminação de forma mais responsiva.

A iniciativa é supervisionada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e pela Secretaria de Serviços Públicos, com acompanhamento do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia. Os testes visam avaliar a eficácia e aplicabilidade dos sensores Nox em diversos contextos urbanos.

Os sensores, acoplados a luminárias de LED, têm a capacidade de controlar o acendimento e desligamento das luzes, ajustar a intensidade luminosa e monitorar o consumo de energia em tempo real. Além de medirem em tempo real o consumo e informação sobre o funcionamento das lâmpadas 24 horas por dia. Outras vantagens trazidas pelas lâmpadas de autogestão são a capacidade de identificar e avisar sobre problemas de iluminação e o uso de GPS.

Vale lembrar que a TIM participa em outros projetos de iluminação inteligente pelo Brasil. Em 2022, por exemplo, a empresa foi contratada pela Engie, para implementar uma solução de gestão de iluminação pública para a cidade de Petrolina. Essa iniciativa faz parte dos planos da TIM para utilizar conectividade sem fio em projetos de cidades inteligentes.

SandBox InovaTerê

Lançado em 2023, é um projeto da Prefeitura de Teresópolis que tem por objetivo fomentar soluções inovadoras para os problemas urbanos. Teresópolis está entre as 28 cidades brasileiras que regulamentaram o SandBox. No final de janeiro, o Prefeito Vinicius Claussen homologou as empresas participantes.

Seis soluções foram selecionadas para participação no programa, com um período de testes que se estenderá até 30 de novembro deste ano. Ao final desse prazo, será realizada uma avaliação para determinar a contribuição desses projetos para a sociedade. A TIM é a única operadora. Há iniciativas em educação, transformação digital no agro e telemedicina. (Com assessoria de imprensa)

SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV
Ajudou um provedor a sair do 0 a 1 Milhão de assinantes - Ederson Teixeira