A Telefónica Tech, unidade especializada em transformação digital da operadora espanhola, anunciou, nesta segunda-feira, 20, um acordo com a Microsoft envolvendo serviços de segurança cibernética.
Em nota, a empresa do Grupo Telefónica, dona da Vivo no Brasil, indicou que, por meio da colaboração, integrará a sua experiência operacional em cibersegurança com soluções avançadas de segurança e Inteligência Artificial (IA) da big tech. Na ponta, os clientes devem se beneficiar de um gerenciamento de segurança proativo, integrado, automatizado e em tempo real. O acordo tem alcance global.
A Telefónica Tech informou que o seu portfólio de segurança cibernética já inclui serviços como detecção e resposta, gestão de acesso de identidade, inteligência de ameaças cibernéticas e proteção de dados. Com o suporte da Microsoft, a empresa espera aprimorar a capacidade de resposta a incidentes e otimizar os processos de segurança.
Com base no acordo, o negócio de soluções tecnológicas e TI da Telefónica passará a ter acesso à ferramenta Microsoft Copilot for Security. Entre outras funções, a aplicação reforça a proteção 24 horas por dia, sete dias por semana, gerenciada por equipes certificadas na tecnologia pela Microsoft. Os técnicos exercerão as atividades nos centros de operações digitais da Telefónica Tech, localizados em Madri e Bogotá.
De acordo com María Jesús Almazor, COO da Telefónica Tech para Espanha e América, o acordo de cooperação prevê suporte a processos de digitalização de negócios, incluindo a utilização de modelos de IA generativa.
A parceria representa mais um passo na colaboração entre as duas empresas. Em fevereiro, a Microsoft inaugurou um centro de inovação em IA responsável na Espanha. A instalação tem o apoio da Telefónica Tech.
Recentemente, além de um comitê de IA, a Telefónica anunciou um programa de aceleração de soluções com base na tecnologia, para o qual já tem cerca de 650 casos de uso.