telebras-sera-usada-para-antecipar-metas-de-inclusao-digital

Telebras será usada para antecipar metas de inclusão digital

A Telebras, estatal de telecomunicações, terá condições de acelerar e antecipar por meio de satélite as metas de inclusão digital previstas pelo governo até 2026 para atingir 10% da população sem acesso à internet. Isso será feito pelo Ministério das Comunicações, por meio de revisão do contrato com a empresa, para expandir o atendimento dos atuais 28 mil para 40 mil pontos, afirmou nesta quarta-feira, 24, o diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e Inclusão Digital da pasta, Jordan Paiva.

Conexão Brasil-África - Painel 4: Jordan Paiva | Diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e Inclusão Digital do Ministério das Comunicações
Conexão Brasil-África – Painel 4: Jordan Paiva | Diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e Inclusão Digital do Ministério das Comunicações

“A Telebras, a partir desse contrato, tem condições de expandir o número de atendimentos. Para 40 mil, com certeza. Escolas e unidades básicas de saúde [UBSs] também estão incluídas. Isso vai acelerar bastante o nosso projeto de inclusão digital”, previu o diretor. Ele falou sobre o tem, no evento Conexão África-Brasil, promovido pelo Tele.Síntese, em parceria com a ARCTEL.

Maior entrega via satélite

Segundo o gestor público, há projetos específicos para atender a meta, mas está sendo feita a segmentação em termos de modal de atendimento, seja satélite ou infraestrutura terrestre.

“A partir dessa divisão entre satélite e terrestre, a modalidade satelital entrega um volume maior de locais com um volume maior de localidades e um volume maior de unidades de saúde e educação. Isso vai acelerar o cronograma de entrega até 2026”, disse ao Tele.síntese, após participar do painel sobre “As ações dos reguladores e dos governos para a expansão do mercado de telecomunicações”.

Durante o painel, o presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, disse que o governo quer antecipar as metas de inclusão, mas destacou também que a estatal precisa “buscar investimentos para se tornar sustentável”, sem depender apenas das verbas orçamentárias.

Ao ser questionado sobre o papel da Telebras junto às infovias que estão sendo construídas na Região Norte do país,  o executivo apontou que o Ministério das Comunicações está planejando quais metas serão antecipadas com prioridade. Disse que a operação logística da estatal está preparada para ajudar o governo a antecipar a meta de alcançar os 10|% da população brasileira que ainda está sem acesso à internet.

“Estamos aumentando a nossa capacidade produtiva para atender às novas demandas que estão por vir, e estamos falando do governo como um todo, dos ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social, áreas ribeirinhas, Educação”, pontuou.

(por Abnor Gondim)

Compartilhe

Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio
Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV