sua-empresa-adotou-as-ferramentas-corretas-para-facilitacao-dos-processos-internos?

Sua empresa adotou as ferramentas corretas para facilitação dos processos internos?

Em tempos onde o mercado está muito concorrido e disputado, não existe muito tempo para que demandas dentro das organizações sejam realizadas e entregues. Claro que dentro de empresas de primeiro escalão, o foco principal é a qualidade das atividades, mas o tempo hábil para a entrega de uma demanda também conta muito e faz toda a diferença ao fim do serviço executado. Quando existem diversos processos para entregar uma atividade, o ideal é que exista uma comunicação bem feita entre os setores de uma empresa, e isso se torna ainda melhor, caso sejam utilizadas ferramentas tecnológicas que mitiguem os riscos de uma comunicação cruzada, mal feita ou até mesmo inexistente.

Mas então, qual é a importância de utilizar ferramentas tecnológicas com o objetivo de organizar as etapas da realização de tarefas em diferentes setores dentro de um negócio?

Falta de comunicação

O principal problema encontrado em grandes corporações, é a falta de comunicação, ou uma comunicação mal executada. Principalmente por conta de diferentes áreas que não conseguem conversar entre si, e isso ocorre muito em empresas de tecnologia, por motivo das linguagens utilizadas em diferentes setores.

Neste caso, algumas demandas podem demorar a serem entregues, ou até mesmo serem realizadas de modo que não estejam corretas, acarretando assim em um retrabalho, o que normalmente atrasa, e muito, a entrega de demandas, que por sua vez podem ser cruciais para a operação de uma instituição.

Neste caso, o simples uso de uma ferramenta que explique qual é a função de cada área da empresa e defina como deve ser realizada a demanda em cada setor, economizaria muito tempo dentro das empresas e entregaria resultados mais satisfatórios com relação ao que deve ser feito.

Na era digital, esqueça o analógico

Por incrível que pareça, ainda existem empresas que tentam manter os processos analógicos em suas áreas de trabalho. Isso é um grande problema, pois além de correr o risco de centralizar toda a operação de um projeto, ainda existe a questão de que nem todos os setores que fazem parte da conclusão da operação estarão cientes sobre a etapa em que a demanda se encontra.

Isso faz com que o risco de perda de informações relevantes, ou até mesmo cruciais para o êxito do processo, sejam iminentes. Não é um risco muito inteligente a se correr, por isso o uso de ferramentas tecnológicas é crucial nestes processos.

O problema no uso de diferentes ferramentas

Você pode estar lendo este artigo e pensando “ok, mas eu já utilizo ferramentas tecnológicas na minha empresa”. Mas aí é o ponto onde se encontra um grande problema dentro de empresas que possuem mais de uma ferramenta tecnológica. Imagine que em cada setor, os profissionais se adaptaram com uma ferramenta diferente.

Se o setor A se adaptou com a ferramenta X e o setor B se adaptou com a ferramenta Y, como a empresa faz para interligar as demandas nas duas ferramentas?

Pode parecer estranho, mas é mais comum do que parece.

Não é uma tarefa fácil fazer o intercâmbio de informações em diferentes plataformas. Sinceramente, isso às vezes é até impossível, por conta das particularidades de cada ferramenta, que nem sempre tem código aberto para este tipo de interligação.

E é aí onde entra a equipe de inteligência das organizações para contratar empresas que entregam soluções simples, que podem ser utilizadas e exploradas por qualquer colaborador da organização. Mas acima de tudo, soluções que sejam pensadas exclusivamente para cada contratante. Isso faz toda a diferença em processos de desenvolvimento de diferentes setores.

O segredo está na integração

Já ficou claro que hoje em dia as empresas têm que levar a sério o fato das mudanças tecnológicas e que não é possível realizar processos e demandas de maneira eficiente e correta, se não houver uma boa ferramenta que centralize as demandas de cada setor.

O fato é que quando a ferramenta é desenvolvida, pensando na resolução do problema de uma empresa, mais eficaz ela será dentro daquilo que a organização precisa, para resolver as questões de demanda, que seus processos exigem.

Quando pensar na adoção de ferramentas para a melhoria de processos, avalie sempre empresas que focam no problema, mirem na solução e, principalmente, esteja disposta a criar uma ferramenta que seja integrada e possa entregar ao cliente de forma rápida e coesa aquilo que ele realmente precisa.

Bruno Barros, Head de Engenharia de Software da TrackingTrade.

Tags

Compartilhe

HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18
TRIP ESPECIAL EXPOISP OLINDA - EP17
VALE A PENA TELEMEDICINA PARA PROVEDOR ? - TECWI
O QUE É DATA CENTER TIER 1,2,3 e 4 ? - ASAP TELECOM