silas-camara-apoiara-novas-atribuicoes-a-anatel-no-mercado-digital

Silas Câmara apoiará novas atribuições à Anatel no mercado digital

Silas Câmara apoiará novas atribuições à Anatel no mercado digital
Silas Câmara (Republicanos-AM) durante sessão de eleição da presidência da CCom | Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado Silas Câmara (Republicanos-AM) assumiu a presidência da Comissão de Comunicação (CCom) da Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira, 13. A votação se deu por chapa única, com a vice-presidência de Dani Cunha (União-RJ), Fred Linhares (Republicanos-DF) e Marcos Tavares (PDT-RJ).

Entre os temas debatidos no colegiado está a ampliação de atribuições à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no âmbito dos mercados digitais, objeto de uma subcomissão. Ao Tele.Síntese, o novo presidente da CCom afirmou que dará continuidade à discussão e apoia o fortalecimento da autarquia frente às plataformas digitas.

“Quando se ensaiou a regulação das mídias sociais, no PL 2630/2020, eu fui um dos que se colocaram contra porque não deram [no texto] a atribuição do acompanhamento para a Anatel, que eu acho uma agência madura, eficiente, com quadro de profissionais altamente capacitados”, disse Silas Câmara.

O deputado enfatizou ainda que os últimos anos mostraram protagonismo dos órgãos reguladores, e que a Anatel “é uma das agências mais eficientes e com maior número de profissionais com altíssima capacidade técnica”.

A subcomissão pretende estudar o que a lei deve prever para a Anatel no âmbito da regulação e supervisão de plataformas, competências sobre radiodifusão, além do combate à pirataria, e ao telemarketing abusivo.

Pauta

Recém-empossado, Silas Câmara agora pretende analisar a relação de projetos de lei com relatores já designados e com parecer avançado ou urgência para definir quais propostas terão prioridade. Nesse processo, ele espera trabalhar em colaboração com o setores.

Questionado especificamente sobre o setor de radiodifusão, no qual ele carrega trajetória, Silas elogiou o trabalho do Ministério das Comunicações (MCom) no último ano, como medidas de simplificação da renovação de outorgas. “O ano passado foi de muitos avanços nessa área”, afirmou.

“Entendendo essas pautas e conversando com o setor, principalmente com as organizações e instituições que congregam as diversas formas de comunicação, seja comunitárias, sejam comerciais ou digitaiis, a gente pode prosseguir dando prioridade não só para a radiodifusão, mas também para as telecomunicações”, afirmou.

Silas será o segundo presidente da CCom, colegiado criado no ano passado. Durante a posse, os deputados inauguraram a tradicional galeria de presidentes, que recebeu o primeiro retrato, de Amaro Neto (Republicanos-ES).

Silas Câmara e Amaro Neto, do Republicanos, na inauguração da galeria de presidentes da CCom | Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados

Novo presidente

O empresário e pastor Silas Câmara é um dos líderes da Frente Parlamentar Evangélica e tem formação em Ciências Teológicas e Jornalismo. Ele está em seu sétimo mandato como deputado federal, sendo reeleito desde 1999. O parlamentar teve passagens pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) nos últimos anos e compôs a CCom no ano passado.

Ao levar demandas ao ministro das Comunicações Juscelino Filho em dezembro, o parlamentar pediu multiprogramação de televisão e ampliação da cobertura de internet na região da Amazônia.

Entre as mais recentes relatorias de Silas na Comissão de Comunicação está o projeto de lei que dispensa os veículos de rádio e TV do Congresso e Justiça de recolher a Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP) e as taxas do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel).

desktop-tem-oscilacao-atipica-de-acoes-devido-negociacoes-de-venda-para-a-vivo
Desktop tem oscilação atípica de ações devido negociações de venda para a Vivo
consumidores-de-realidade-aumentada-5g-vao-duplicar-em-5-anos
Consumidores de realidade aumentada 5G vão duplicar em 5 anos
medida-destina-r$-27-milhoes-para-emergencia-de-telecom-no-rs
Medida destina R$ 27 milhões para emergência de telecom no RS
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18