sg-do-cade-libera-compra-da-internexa-pela-megatelecom

SG do Cade libera compra da Internexa pela Megatelecom

A Superintendência-Geral do Cade liberou, sem restrições, a compra de 100% da operadora de rede de longa distância Internexa Brasil pela Megatelecom. O negócio ainda precisa passar pela análise da Anatel.

A aquisição foi dos ativos de rede que se estendem pelos estados da região Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, com pontos em cidades estratégicas no interior paulista, como Campinas e São José dos Campos. Com isso, o grupo colombiano Internexa deixa de operar telecomunicações no Brasil. Em 2022, a empresa teve faturamento acima de R$ 750 milhões no país. O valor do negócio, no entanto, não é revelado.

Com a aquisição, a Megatelecom ingressa no mercado de backbone de alta disponibilidade e densidade, usando a rede elétrica de transmissão, através de rede OPGW (cabos de aterramento óptico, na sigla em inglês).

Em sua análise, o Cade entendeu que a fusão das empresas não representaria risco concorrencial, uma vez que a participação combinada de ambas nos mercados que atuam é pequena, abaixo de 1% no segmento de banda larga fixa, inferior a 10% em TI e Data Centers.

“A Megatelecom não tem poder de mercado significativo (PMS) nos municípios em que há sobreposição (Barueri, Belo Horizonte, Campinas, Cotia, São José dos Campos e São Paulo), com base em dados da ANATEL, o que é um indicativo de que a infraestrutura detida pela Megatelecom não seria significativa para o mercado de atacado nesses municípios”, diz a Superintendência-Geral do Cade sobre a compra da Internexa.

E conclui: “Considerando todo o exposto, esta SG conclui que a presente operação não levanta maiores preocupações em termos concorrenciais, em função das baixas participações de mercado detidas pelas Requerentes nos mercados horizontal e verticalmente relacionados”.

Aqui, a decisão.

Compartilhe

VALE A PENA OFERECER PLANO DE 1GIGA? - ASAP TELECOM
MERCADO DE BANDA LARGA 2024 - REVISE SUA ESTRATÉGIA
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18
TRIP ESPECIAL EXPOISP OLINDA - EP17