servicos-de-informacao-e-comunicacao-crescem-4%-em-marco

Serviços de informação e comunicação crescem 4% em março

Serviços de informação e comunicação crescem 4% em março, diz IBGE

A Pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta terça-feira, 14 de maio, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trouxe informações sobre o comportamento do setor de serviços de informação e comunicação no mês de março. A atividade avançou 4% em relação a fevereiro, quando teve uma perda de 2,5%. De acordo com o IBGE, esse foi o crescimento mais intenso para o setor desde janeiro de 2017, quando registrou alta de 8,2%. Já o volume de serviços em geral mostrou uma expansão de apenas 0,4% em março.

O crescimento registrado pelo setor de informação e comunicação, segundo a pesquisa, foi puxado pelo avanço expressivo de um conjunto de serviços investigados dentro de serviços de tecnologia da informação, tais como desenvolvimento e licenciamento de softwares, portais, provedor de conteúdo e ferramenta de busca da internet e consultoria em TI. Quando observados separadamente, os serviços de TI cresceram 4,6% em março, enquanto telecomunicações apresentaram um recuo de 0,3%.

Sobre o crescimento da atividade de serviços de TI, Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, comentou: “São tipos de serviços que têm um mercado muito dinâmico, que envolve muita inovação, principalmente depois da pandemia, quando acelerou a informatização de muitas empresas e serviços”. De acordo com ele, a receita de empresas de TV aberta também ajudou na alta dessa atividade.

A pesquisa apresentou ainda o resultado para o acumulado do primeiro trimestre do ano. Quando comparado ao mesmo período de 2023, o setor de serviços como um todo cresceu 1,2%. Mais uma vez, a contribuição positiva mais relevante veio do setor de informação e comunicação, que obteve um aumento de 5,5% na comparação ano a ano. Nesse período, ambas as atividades que compõem o setor, telecomunicações e tecnologia da informação, registaram avanços, de 5,4% e 5,5%, respectivamente.

No acumulado dos últimos 12 meses, até março, o volume de serviços apresentou crescimento de 1,4%. Nesse período, telecomunicações avançou 4,6%, acima dos 3,2% dos serviços de tecnologia da informação.

VALE A PENA OFERECER PLANO DE 1GIGA? - ASAP TELECOM
MERCADO DE BANDA LARGA 2024 - REVISE SUA ESTRATÉGIA
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18
TRIP ESPECIAL EXPOISP OLINDA - EP17