para-dell,-inovacao-e-tao-importante-quanto-regulacao-de-ia

Para Dell, inovação é tão importante quanto regulação de IA

Dell defende equilíbrio entre inovação e proteção nas leis de IA
Dell defende equilíbrio entre inovação e proteção na regulação de IA (crédito: Freepik)

Diante dos avanços nos processos de regulação da Inteligência Artificial (IA) pelo mundo, a Dell defende que as eventuais legislações, inclusive a brasileira, busquem um equilíbrio entre proteção e inovação. A avaliação foi expressada por Diego Puerta, presidente da Dell Brasil, em encontro com jornalistas, em São Paulo, nesta quarta-feira, 31.

“Acreditamos que regulações são importantes, mas desenvolvimento também é”, frisou. “Então, tem que haver um balanço”, ressaltou o executivo, em evento no qual apresentou a estratégia da empresa para se posicionar como provedora de soluções de processamento de dados para aplicações de IA generativa nos negócios.

De todo modo, Puerta destacou que a tecnologia é neutra, podendo ser usada para o bem e para o mal. No entanto, afirmou que “parar o desenvolvimento não é necessariamente uma opção na qual acreditamos”, indicando que a empresa não deve apoiar movimentos que pedem uma pausa no treinamento de modelos generativos.

Especificamente sobre a eventual regulação brasileira, cuja principal proposta reside no Projeto de Lei (PL) 2338/2023, em trâmite no Senado, o executivo se limitou a dizer que a empresa acompanha os debates por meio da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e que está “100% aderente” com a entidade.

“Acreditamos no desenvolvimento, bom senso e regulações que mitiguem os possíveis riscos, mas qualquer tecnologia pode ser uma oportunidade ou uma arma”, ponderou Puerta.

“Esperamos que a regulação venha para prevenir que o mau jogador participe do ecossistema”, complementou Ana Oliveira, diretora do Centro de Pesquisas da Dell, também presente no encontro com a imprensa.

Adequações

No evento, Puerta afirmou que “preocupação com dados do cliente é uma paranoia na Dell há muito tempo, antes de qualquer legislação”. Sendo assim, a empresa não teve dificuldades para se ajustar às “mais exigentes legislações” no âmbito da proteção de dados.

Ele espera que o mesmo ocorra no que diz respeito às leis de IA. “Sempre tivemos o parâmetro mais alto, optamos por ter isso como prioridade. Então, não vejo problema ou preocupação para adaptar os nossos negócios”, pontuou.

desktop-tem-oscilacao-atipica-de-acoes-devido-negociacoes-de-venda-para-a-vivo
Desktop tem oscilação atípica de ações devido negociações de venda para a Vivo
consumidores-de-realidade-aumentada-5g-vao-duplicar-em-5-anos
Consumidores de realidade aumentada 5G vão duplicar em 5 anos
medida-destina-r$-27-milhoes-para-emergencia-de-telecom-no-rs
Medida destina R$ 27 milhões para emergência de telecom no RS
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18