opera-ganha-versao-adaptada-para-pcs-com-processadores-arm

Opera ganha versão adaptada para PCs com processadores ARM

O Opera para Windows agora é 100% compatível com processadores ARM, anunciou a empresa na última quinta-feira (16). O suporte permite que o navegador rode com mais fluidez e eficiência em computadores equipados com CPUs com a arquitetura.

A novidade é uma preparação para a estreia do Snapdragon X Elite e do Snapdragon X Plus, dois dos processadores ARM da Qualcomm para computadores. A arquitetura ARM é projetada para encarar tarefas com mais eficiência energética.

Contudo, com a evolução da tecnologia, a plataforma avançou significativamente em desempenho, agora apresentando performance equivalente (ou até superior) aos processadores x86.

Ao ser adaptado para CPUs ARM, o Opera agora pode extrair o máximo do componente.Ao ser adaptado para CPUs ARM, o Opera agora pode extrair o máximo do componente.Fonte:  Opera/Reprodução 

Vale destacar que os programas precisam ser adaptados para ele, dadas as diferenças estruturais do componente. Essa preparação permite extrair o máximo de desempenho do CPU, bem como aproveitar suas vantagens em economia de energia.

“A arquitetura ARM é como uma fábrica moderna, simplificada e eficiente, onde os robôs trabalham perfeitamente para produzir produtos de alta qualidade, mas com o mínimo de desperdício”, pontuou a Opera no comunicado.

“Em contrapartida, a arquitetura x86 é semelhante a uma fábrica mais antiga, contando com uma rede complexa de correias transportadoras e trabalho manual, resultando em um processo de produção mais lento e menos eficiente em termos de energia”, complementou.

Disponível para testes

Atualmente, o Opera ARM está disponível para testadores. O programa pode ser baixado na versão Developer de forma gratuita.

Porém, obviamente é necessário um computador com processador ARM para testar a ferramenta. Por enquanto, o Snapdragon X Elite ainda não está disponível no mercado, mas já existem notebooks com processadores ARM mais antigos por aí.

Tags

Compartilhe

Jason Bourne: veja ordem cronológica e onde assistir aos filmes
Seinfeld, Friends, Lost e outros jogos de séries que você não conhece
cobertura-e-desafio-ao-avanco-das-apis-de-rede,-ve-engineering
Cobertura é desafio ao avanço das APIs de rede, vê Engineering
Sopranos: veja explicação definitiva sobre o final da icônica série da HBO
Need For Speed Most Wanted: quanto custaria comprar todos os carros raros da Blacklist?
Tudo que você precisa saber antes de comprar artigos inteligentes
11 desenhos antigos icônicos que passavam na TV Globinho
O processo de destruição de documentos físicos e as novas tecnologias
Cinemas terão cota de exibição para filmes brasileiros; veja como vai funcionar
Na balança cósmica: descubra qual é o peso da Terra em quilogramas