o-impacto-da-ultima-tempestade-solar-foi-sentido-no-fundo-do-mar;-entenda

O impacto da última tempestade solar foi sentido no fundo do mar; entenda

Observadores da instalação de pesquisa e observação oceânica Ocean Networks Canada (ONC), mantida pela Universidade de Victoria (UVic), no Canadá, acabam de fazer uma descoberta surpreendente: uma tempestade solar recente afetou o campo magnético da Terra de tal forma, que chegou a perturbar bússolas magnéticas instaladas nas profundezas do oceano.

Essas redes de observatórios submarinos, instaladas pela ONC nas costas leste e oeste do Canadá, chegam a atingir profundidades de até 2,7 quilômetros. Elas foram construídas para orientar os chamados Perfiladores Acústicos de Corrente Doppler, instrumentos que coletam dados sobre a velocidade e a direção das correntes oceânicas.

Segundo a presidente e CEO da ONC, Kate Moran, o fato de essas gravações de dados a quilômetros abaixo da superfície conseguirem registrar a magnitude da explosão solar sugere que “os dados podem ser úteis para uma melhor compreensão da extensão geográfica e intensidade dessas tempestades”, afirma ela em comunicado de imprensa.

Como a tempestade solar foi detectada no fundo do mar?

Dados das bússolas submarinas da ONC entre 9 e 12 de maio, mostrando a perturbação da tempestade solar.Dados das bússolas submarinas da ONC entre 9 e 12 de maio, mostrando a perturbação da tempestade solar.Fonte:  ONC 

No dia 14 de maio, enquanto os canadenses se deliciavam com o espetáculo de luzes e cores de auroras boreais, até mesmo em cidades improváveis como Toronto, Calgary e Vancouver, os pesquisadores da ONC percebiam anomalias assustadoras em seus instrumentos. O indicativo era de que se tratava de um grande terremoto.

No release da ONC, o especialista em dados científicos Alex Slonimer, que checou se os dados eram mesmo um terremoto, disse que aquilo não fazia o menor sentido, pois as mudanças nos registros eram muito duradouras e aconteciam em locais diferentes. “Então, investiguei se era uma explosão solar, já que o Sol esteve ativo recentemente”, afirmou.

Logo a perplexidade pela aparente “loucura” das agulhas das bússolas submarinas foi relacionada às perturbações magnéticas causadas pelo Sol. Ou seja, os desvios máximos coincidiam exatamente com a intensidade do brilho e da cor das festejadas auroras. Isso mostrou que, além de fornecer a medida da intensidade das tempestades, aqueles instrumentos eram também capazes de medir impactos de tempestades solares.

Qual a importância de detectar tempestades solares em oceanos?

Observatórios submarinos mundiais operados pela ONC.Observatórios submarinos mundiais operados pela ONC.Fonte:  Universidade de Victoria 

O incidente observado pelos especialistas da ONC no funcionamento de seus observatórios tem desdobramentos importantes. Em primeiro lugar, esses equipamentos conseguiram fornecer informações exatas sobre a intensidade do impacto de átomos solares na superfície da Terra, mesmo sem poder avaliar possíveis influências na fauna marinha.

Mas há outra importante aplicação. Conforme o professor da UVic, Justin Albert, esses dados podem auxiliar os cientistas a compreender de forma mais confiável de que forma nosso planeta é afetado quando uma destas tempestades se aproxima. É como se a rede da ONC pudesse “fornecer uma janela adicional muito útil sobre os efeitos da atividade solar no magnetismo terrestre do planeta”, diz o físico.

Esse tipo de avaliação poderá ser crucial, afirma Albert, principalmente porque os próximos dois anos serão o pico do ciclo solar de 11 anos. Isso significa que, após uma aparente calmaria de 10 anos, eventos como o medido recentemente pela ONC podem ser um novo normal, se tornando “mais frequentes nos próximos dois anos, embora a variabilidade solar impossibilite a previsão exata de tais eventos”, conclui Albert.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite entender melhor, como o clima espacial pode afetar a Terra e não esqueça de compartilhar a matéria em suas redes sociais. Até a próxima!

Tags

Compartilhe

iOS 18.4 pode ter Apple Intelligence integrado ao Google Gemini
iOS 18.4 pode ter Apple Intelligence integrado ao Google Gemini
Grok: IA do X bloqueava resultados que diziam que Musk e Trump 'compartilham desinformação'
Ainda Estou aqui tem chance? Confira os favoritos ao Oscar 2025 após as premiações recentes
Ainda Estou aqui tem chance? Confira os favoritos ao Oscar 2025 após as premiações recentes
Pesquisa que propõe relacionar mediunidade a alterações genéticas é válida?
Pesquisa que propõe relacionar mediunidade a alterações genéticas é válida?
Nvidia: algumas placas RTX 5090 e 5070 Ti têm um defeito de fabricação
Nvidia: algumas placas RTX 5090 e 5070 Ti têm um defeito de fabricação
Gmail vai abandonar SMS para verificação de segurança
Gmail vai abandonar SMS para verificação de segurança
HP sofre altas críticas e desiste de SAC com fila obrigatória
HP sofre altas críticas e desiste de SAC com fila obrigatória
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS