o-futuro-do-audiovisual-com-o-uso-de-inteligencia-artificial

O futuro do audiovisual com o uso de inteligência artificial

A inteligência artificial é uma das mais importantes tecnologias presente no século XXI, e o uso dela tem ganhado cada vez mais força na rotina de profissionais e da sociedade em diversos segmentos. A definição de inteligência artificial pode ser também entendida pela capacidade de uma máquina em reproduzir competências semelhantes às humanas como o raciocínio, o planejamento, a aprendizagem e a criatividade.

Muitos são os exemplos, entre eles os assistentes virtuais, como a Alexa, que se tornou um aparelho tecnológico muito popular ao redor do mundo, e os dispositivos de casa inteligente, como lâmpadas e tomadas que são ativadas a partir de comandos, ou pelo smartphone. A inteligência artificial está presente também na indústria, na saúde, na educação, na comunicação, nos dados e em muitos outros campos.

O ChatGPT, ferramenta que utiliza processamento de linguagem natural orientado por IA, foi uma das grandes novidades criadas a partir da inteligência artificial nos últimos anos, colocando até o futuro de algumas profissões em dúvida, pela capacidade que a ferramenta possui. Nesta semana, o ChatGPT recebeu novidades, tornando a utilização ainda mais rápida e responsiva.

Criadora do ChatGPT, a OpenAI, também está desenvolvendo uma nova ferramenta de criação de vídeos por inteligência artificial. O Sora permitirá a criação de vídeos de até 60 segundos a partir de texto ou de imagem estática e mesmo que ainda não disponível para o público, a ferramenta chama a atenção pela gama de possibilidades que pode fornecer aos criadores de conteúdo e a quem quiser iniciar a trajetória neste campo.

O uso da IA em produções audiovisuais, sejam elas de grande investimento, ou mesmo feitas em casa, devem aumentar no futuro. De acordo com a Globant, empresa de serviços de tecnologia digitalmente nativa, 12% das organizações do setor já utilizam inteligência artificial em seus projetos.

Porém existem muitas questões sobre as regras que o Sora deve obedecer ao redor do mundo, e a União Européia chegou a um acordo sobre elas no fim do ano passado, mas que só entram em vigor dois anos após a aprovação final. Além disso, a OpenAI está tomando as devidas precauções para detectar conteúdo enganoso, de desinformação, ou de ódio e preconceito que possam ser criados pela utilização da ferramenta.

Um exemplo que levantou debate sobre as questões éticas da utilização de inteligência artificial em vídeos foi visto em solo brasileiro com uma campanha comercial, onde um dueto entre Maria Rita e sua mãe, Elis Regina, já falecida, é realizado.

No cinema, o uso de inteligência artificial ainda é motivo de muito debate. No ano passado, o Sindicato Dos Atores de Hollywood chegou a passar 4 meses em greve por conta da utilização de inteligência artificial nos filmes. De acordo com o sindicato, o acordo realizado após a greve permite que os atores sejam protegidos com uma compensação justa e os seus direitos trabalhistas.

Os debates são válidos e toda tecnologia deve ser utilizada com propósito positivo, de melhorar processos, reduzir custos e auxiliar, no caso do campo audiovisual, as produções, seguindo as regras e leis estabelecidas. O caminho para o futuro com IA é saber equilibrar de maneira construtiva o potencial humano e o uso desta tecnologia para criar novidades únicas.

João Gabriel, especialista em tecnologia.

Tags

Compartilhe

Para aprender com a ficção: 8 sinais que seu admirador é um stalker
Comitê Olímpico do Brasil fecha parceria com a Meta para aproximar atletas e público
Chefe da Naughty Dog 'desmente' Sony em situação polêmica
Apple pode anunciar emojis e mais funções de IA generativa na WWDC 2024; veja
Vendedor de 'hack' é condenado pela primeira vez nos EUA; entenda o caso!
Na Netflix: 7 doramas e k-dramas de terror para quem gosta de mistério
Elon Musk diz que substituição de humanos por IA no mercado de trabalho não será ruim
stf-invalida-exigencia-de-licenca-estadual-para-erb-no-rn
STF invalida exigência de licença estadual para ERB no RN
bancos,-fintechs-e-teles-discutem-a-economia-digital-no-dmm-2024
Bancos, fintechs e teles discutem a economia digital no DMM 2024
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR