o-desafio-da-cobertura-rural-e-muito-maior-do-que-conectar-maquinas

O desafio da cobertura rural é muito maior do que conectar máquinas

Barcelona – O desafio de ampliar a cobertura de telecom  para a área rural brasileira, que conta hoje com apenas 15% do território coberto pelas redes terrestres de telecom, passa não apenas por ampliação dessas redes, pela massificação das ofertas da comunicação por satélite ou de financiamento público. Depende também da formação de um grande ecossistema de desenvolvedores e integradores que trabalhem juntos para atender às demandas do campo. ¨O agronegócio registrou um crescimento real de mais de 60% no último ano no Brasil, e esse crescimento poderá ser muito maior¨, afirmou o superintendente de Outorgas da Anatel, Vinicius Caram ao assinalar o potencial para a indústria de tecnologia digital. Para ele, no entanto, o Brasil ainda carece da figura do integrador de soluções rurais que possa atender às pequenas e médias propriedades rurais.

Para Marcio Carvalho, CMO da Claro, o desafio para as operadoras que atuam primeiramente em áreas de grande densidade populacional é construir um ecossistema que seja capaz de entregar valor. Por isso a operadora, que já investiu R$ 60 milhões na iniciativa de conectividade rural, fez alianças com parceiros locais, como a Sol, que faz a integração com os produtores rurais, fabricantes de máquinas agrícolas, como a John Deere, e com empresas de nuvem, como a AWS.

¨O que gera valor para o produtor não é a máquina conectada, mas é ter capacidade de gerar dados, que geram informação que geram inteligência¨, afirmou Carvalho. Por isso, além das parcerias a empresa tem estimulado o surgimento de várias agritechs e assim fortalecer o ecossistema.

Parcerias locais, por sinal, são o que a Huawei mais promove na América Latina, e também com foco na área rural, disse o o vice-presidente de relações públicas da Huawei na América Latina, Atilio Rulli. ¨Temos cerca de dois mil parceiros em toda a América Latina, dos quais mil estão no Brasil¨, completou.

Hoje a empresa anunciou que promoverá a inovação e a aplicação da tecnologia de IA no setor agrícola na América Latina, , em cooperação com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e parceiros locais.

Irrigação mais barata

Segundo  Nigel Davy, Managing Director, Innovative Energy Company da Jamaica, o seu país decidiu criar um programa de irrigação mediante a utilização de energias renováveis, principalmente a fotovoltaica, porque o custo da energia  que é quase integralmente alimentada por gás natural, é um dos maiores gastos da nação. No ano passado, foram gastos 750 milhões de dólares jamaicanos em eletricidade no país.

Compartilhe

os-bridgerton-existiram-de-verdade?-saiba-o-que-foi-inspirado-na-vida-real
Os Bridgerton existiram de verdade? Saiba o que foi inspirado na vida real
em-parceria-com-huawei,-claro-lanca-espaco-imersivo-5g+-em-brasilia
Em parceria com Huawei, Claro lança espaço imersivo 5G+ em Brasília
celular-seguro-alertara-via-whatsapp-quem-comprar-celular-furtado-ou-roubado
Celular Seguro alertará via WhatsApp quem comprar celular furtado ou roubado
incognia-abre-vagas-para-profissionais-de-ti-em-seguranca-digital
Incognia abre vagas para profissionais de TI em segurança digital
vazamentos-de-precos-do-samsung-galaxy-book4-edge
Vazamentos de preços do Samsung Galaxy Book4 Edge
slop:-a-nova-ameaca-digital-que-espalha-imagens-surreais-e-confusao-na-internet
Slop: A nova ameaça digital que espalha imagens surreais e confusão na Internet
terremotos-no-nordeste?-estudo-diz-que-a-regiao-tem-risco-sismico-de-5,2-na-escala-richter
Terremotos no Nordeste? Estudo diz que a região tem risco sísmico de 5,2 na escala Richter
iphone-16-pode-ser-vendido-em-duas-novas-cores,-aponta-informante
iPhone 16 pode ser vendido em duas novas cores, aponta informante
novo-remake-de-resident-evil-tem-supostos-detalhes-vazados;-confira!
Novo remake de Resident Evil tem supostos detalhes vazados; confira!
opera-ganha-versao-adaptada-para-pcs-com-processadores-arm
Opera ganha versão adaptada para PCs com processadores ARM