noc-da-cisco-sustenta-toda-a-conexao-wifi-do-mwc

NOC da Cisco sustenta toda a conexão WiFi do MWC

A Cisco é a empresa responsável pela operação e gestão da conexão sem fio do Mobile World Congress, evento que já recebe milhares de pessoas, desde a abertura oficial, na segunda-feira, dia 26.

Network Operations Center (NOC) da empresa acompanha dispositivos conectados à sua rede em tempo real. Em um mapa digital o NOC encontra ativos instantaneamente, e tem a capacidade de monitorar a densidade de clientes e detectar pontos de acesso e dispositivos invasores, para aumentar a segurança.

Mas um dos grandes diferenciais que a Cisco trouxe este ano para Barcelona, informa Giuseppe Marrara, líder de relações governamentais para América Latina da empresa, é que a empresa está gerindo e comparando os dados trafegados pelo Wifi nas frequências livres de 2,4 GHz e 5Ghz, bem como no WiFi6E, tecnologia desenvolvida para a frequência de 6 GHz.

Anatel

Em março de 2021, depois de ter aprovado a destinação dos 1200 MHz para o WiFi nessa frequência de 6 GHz, a Anatel publicou os requisitos técnicos para funcionamento de equipamentos de radiação restrita no espectro de 6 GHz, selando a autorização  para que 1,2 GHz de frequências fossem utilizados no Brasil para o WiFi 6E indoor.

As regras estipulam a potência dos pontos de acesso indoor em 30 dBm e densidade espectral de 5 dBM/MHz. Já os dispositivos clientes, ou seja, aqueles que se conectam à rede WiFi, como notebooks, smartphones e tablets, devem ter potência máxima de 24 dBM e densidade espectral de 11 dBm/MHz.

Também foi autorizado o uso de equipamentos de baixíssima potência para situações outdoor. Neste caso, a potência máxima deve ser de 17 dBM e a densidade espctral, de -5 dBm. Agora, a reivindicação do setor é para a liberação da faixa também para seu uso outdoor.

Na Feira do MWC  

Além do consumo de dados da rede fixa, o NOC acompanha o desempenho dos dados dos celulares nas três bandas, 2,4Ghz, 5Ghz e 6 Ghz, dos milhares de dispositivos que circulam pelos oito pavilhões do evento. E os resultados são explicitamente mais favoráveis ao WiFi 6E, confirmam os sistemas da Cisco.

Conforme demonstram os monitores expostos no stand da empresa, em uma pontuação de desempenho, que pode alcançar até 100, o 5Ghz registra desempenho médio de 25% e o WiFi6E, em 6 GHz, de 68%. Em 2,4GHz, o desempenho é tão baixo que dificilmente chega a 5%.

¨O WiFi 6E tem muito mais canais, oferecendo muito mais capacidade, e, consequentemente, muito maior qualidade de serviço¨, afirma Giuseppe Marrara.

Já no mercado

Conforme o executivo, os roteadores WiFi6E que já estão sendo fabricados no Brasil, começam a ser adquiridos em escalas maiores. O crescimento da demanda, gera, consequentemente, aceleração na queda dos preços dos equipamentos, reivindicação dos provedores regionais de Internet para conseguirem massificar com rapidez a oferta de banda larga fixa a partir do WiFi 6E.

As participações da Cisco no Congresso MWC

Na quinta-feira, dia 28, subiu ao palco do evento Waris Sagheer, CTO de Routing Architecture. O executivo apresentou os méritos e desafios de duas abordagens proeminentes para arquitetura de rede: redes privadas e fatiamento de rede.

Na quarta, foi a vez de Bob Everson, Diretor Sênior, Provider Mobility, que tratou do tema como ¨desbloquear novos fluxos de receita e oportunidades adotando a computação de ponta e as redes privadas¨.

Tags

Compartilhe

desktop-tem-oscilacao-atipica-de-acoes-devido-negociacoes-de-venda-para-a-vivo
Desktop tem oscilação atípica de ações devido negociações de venda para a Vivo
consumidores-de-realidade-aumentada-5g-vao-duplicar-em-5-anos
Consumidores de realidade aumentada 5G vão duplicar em 5 anos
medida-destina-r$-27-milhoes-para-emergencia-de-telecom-no-rs
Medida destina R$ 27 milhões para emergência de telecom no RS
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18