na-disputa-do-5g,-claro-fica-a-frente

Na disputa do 5G, Claro fica à frente

A Anatel divulgou ontem, 1, os números consolidados dos acessos dos principais serviços de telecom do país do ano passado. E na telefonia celular, vale uma reflexão sobre como está se travando a competição na nova geração da tecnologia, o 5G. E na disputa, a Claro está à frente de Vivo e TIM.

Conforme o portal Teleco, a Claro está à frente de suas rivais nas capitais de Porto Alegre, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. A Vivo lidera o market share em Manaus, Belo Horizonte e Fortaleza. E a TIM mantém Curitiba como sua base mais importante. Segundo mostrou ontem a reportagem do Tele.Síntese, com base nos números da Anatel, o Brasil fechou o ano de 23 com  256,2 milhões de acessos celulares em serviço, dos quais 20, 5 milhões em 5G.

Embora o número de clientes 5G represente uma base pequena frente ao tamanho do mercado brasileiro, o crescimento desta tecnologia é impressionante em relação ao ano de 22,  mesmo que essa nova tecnologia ainda não tenha mostrado ao que veio quanto à promessa de trazer serviços e  modelos de negócios inovadores. Conforme a própria operadora, a Claro possui hoje 37,6% do mercado de 5G brasileiro.

Acostumados que já estamos com a presença dessas três grandes operadoras na oferta de serviço celular, desde que a Oi deixou este segmento, será interessante acompanhar este ano a atuação de Brisanet e Unifique, provedores regionais que compraram espectro do 5G no leilão da Anatel. Embora essas empresas só tenham obrigação de ingressar no mercado em 2029, elas sabem que o “time to marketing” nesse setor é fundamental e já estão fazendo seus pilotos, prometendo já para este ano o início do serviço. As duas operadoras regionais estão com estratégias empresarias bastante diferentes. Enquanto a Brisanet mantém a postura de construir sua própria rede, a Unifique está optando por usar mais infraestrutura de terceiros.

Disponibilidade

Embora o 5G não tenha apresentado  nada disruptivo até agora,  os depoimentos de executivos de operadoras de todo o mundo que já oferecem a tecnologia é de que a “experiência do usuário”  é muito melhor. Melhor porque tem muito mais capacidade de banda, e importantes avanços tecnológicos, embasados no padrão do Release 16 do 3GPP.

Talvez porque a experiência do cliente é melhor percebida, também a ansiedade pela pouca disponibilidade tem aumentado, revelam algumas pesquisas sobre o tema. E, nesse quesito, conforme também aponta o portal Teleco, a disponibilidade do 5G no Brasil está na mesma proporção à oferta do serviço nas operadoras dos EUA ou mesmo da Europa.

Segundo o Teleco, com base nos dados da OpenSignal, a proporção de tempo que um usuário está conectado ao 5G no Brasil é de 11% para a TIM, 10% para a Claro e 7% para a Vivo, enquanto que na AT&T é de 15%, na Verizon, 9% e na TIM Itália, 6%. As operadoras europeias com maiores disponibilidades atingem só 16% do tempo em 5G.

Compartilhe

em-parceria-com-huawei,-claro-lanca-espaco-imersivo-5g+-em-brasilia
Em parceria com Huawei, Claro lança espaço imersivo 5G+ em Brasília
celular-seguro-alertara-via-whatsapp-quem-comprar-celular-furtado-ou-roubado
Celular Seguro alertará via WhatsApp quem comprar celular furtado ou roubado
incognia-abre-vagas-para-profissionais-de-ti-em-seguranca-digital
Incognia abre vagas para profissionais de TI em segurança digital
vazamentos-de-precos-do-samsung-galaxy-book4-edge
Vazamentos de preços do Samsung Galaxy Book4 Edge
slop:-a-nova-ameaca-digital-que-espalha-imagens-surreais-e-confusao-na-internet
Slop: A nova ameaça digital que espalha imagens surreais e confusão na Internet
terremotos-no-nordeste?-estudo-diz-que-a-regiao-tem-risco-sismico-de-5,2-na-escala-richter
Terremotos no Nordeste? Estudo diz que a região tem risco sísmico de 5,2 na escala Richter
iphone-16-pode-ser-vendido-em-duas-novas-cores,-aponta-informante
iPhone 16 pode ser vendido em duas novas cores, aponta informante
novo-remake-de-resident-evil-tem-supostos-detalhes-vazados;-confira!
Novo remake de Resident Evil tem supostos detalhes vazados; confira!
opera-ganha-versao-adaptada-para-pcs-com-processadores-arm
Opera ganha versão adaptada para PCs com processadores ARM
computex-2024-sera-repleta-de-ia:-veja-a-agenda-e-o-que-esperar-da-feira-de-tecnologia
Computex 2024 será repleta de IA: veja a agenda e o que esperar da feira de tecnologia