mwc-2024:-veja-as-novidades-tecnologicas-apresentadas-na-feira

MWC 2024: veja as novidades tecnológicas apresentadas na feira

Confira as novidades tecnológicas do MWC 2024
Além de tecnologias para telecom, novidades na edição de 2024 da feira incluem produtos como bicicleta 5G e cartões SIM quânticos (crédito: Divulgação/MWC)

O Mobile World Congress (MWC) 2024 chegou ao fim nesta quinta-feira, 29. Nos quatro dias do evento, diversas empresas que atuam no setor de telecomunicações móveis, incluindo operadoras, fabricantes de equipamentos e fornecedores de soluções de tecnologia digital, apresentaram produtos inovadores que estão para chegar ao mercado.

Neste ano, os destaques incluem a incorporação da Inteligência Artificial (IA) como solução de aprimoramento de desempenho, o anúncio de processadores mais robustos e o uso do 5G – e de sua versão turbinada, o 5.5G – em novas aplicações, com a possibilidade de rentabilizar as redes de quinta geração em atividade.

Confira, a seguir, alguns anúncios feitos por algumas das principais empresas do setor no MWC 2024.

Nokia

Em meio ao evento, a Nokia anunciou que a sua solução de Cloud RAN (rede de acesso via rádio em nuvem) estará disponível comercialmente ainda em 2024. A fabricante informou que conduziu testes bem-sucedidos em todo o mundo com fornecedores de hardware, webscales e chipsets. A empresa finlandesa ainda destacou que o anyRAN, como a plataforma é chamada, será utilizada por parceiros como Cisco, HP e Microsoft.

Ericsson

Comprometida a entregar soluções capazes de rentabilizar os investimentos das operadoras nas redes 5G, a Ericsson apresentou na feira uma aplicação de fatiamento de rede (network slicing). Ainda em forma de prova de conceito (PoC), a tecnologia foi desenvolvida em um experimento realizado em parceria com a Turkcell, operadora da Turquia. Segundo a Ericsson, a ferramenta demonstrou suporte a múltiplas fatias em uma rede 5G comercial, utilizando diferentes aplicações de uso pessoal e de trabalho.

Huawei

A Huawei foi, provavelmente, a empresa que mais apresentou novidades na feira. Os principais anúncios dizem respeito a soluções adaptadas ao 5.5G, tecnologia que é uma grande aposta da fornecedora, envolvendo backhaul móvel, campus corporativo, transporte convergente e rede de data center. Saiba um pouco mais sobre cada ferramenta:

• Net5.5G Mobile Backhaul: a solução é compatível com 4G, 5G e 5G Avançado, superando a taxa de 100 Gigabit Ethernet (GE).

• Net5.5G High-Quality 10 Gbps Campus: a plataforma desenvolvida para ambientes empresarias inclui capacidades de WiFi 7, com os ISPs podendo oferecer mais serviços sobre a rede e gerar novas receitas.

• Net5.5G Converged Transport: a aplicação fornece 400 GE de alta densidade cobrindo áreas metropolitanas e centrais para transportar inúmeras conexões de 10 Gbps.

• Net5.5G Hyper-Converged DCN: a Huawei disponibiliza uma rede de data center 800 GE de alta densidade para fornecer poder de computação eficiente e plug-and-play.

Também durante o evento, a Huawei lançou a solução de fibra até o escritório (Fiber to the Office, ou FTTO) 2.0 para redes corporativas de 10 Gbps. O produto acompanha as tecnologias XGS-PON Pro e WiFi 7.

Telefónica Tech

A unidade de tecnologia da Telefónica fez uma demonstração de um processo industrial totalmente automatizado e digitalizado. A apresentação consistia na fabricação de chaveiros com o logotipo da tele. De forma prática, dois braços robóticos e uma câmera de visão artificial realizavam o controle de qualidade das peças, com suporte de uma rede 5G. A IA orientava as ações dos braços mecânicos. O processo é registrado por meio do serviço blockchain, conferindo rastreabilidade detalhada das diferentes fases de fabricação dos itens. A autenticidade do serviço pode ser conferida mediante um QR Code da operadora.

Qualcomm

A Qualcomm apresentou na feira o IA Hub, uma plataforma que disponibiliza 75 modelos de IA pré-otimizados para desenvolvedores. A solução pode ser integrada a aplicações que usam tecnologias da fornecedora, como chips da linha Snapdragon.

A empresa também levou para o evento o modem Snapdragon X80 5G, que se trata de um chipset de 5G Avançado com suporte à conexão satelital (NB-NTN). No campo da conectividade, a Qualcomm ainda anunciou o FastConnect 7900, um chip desenvolvido para redes de WiFi 7, Bluetooth e banda ultralarga (Ultra Wideband).

Intel

A Intel anunciou a Plataforma Edge, uma solução modular e aberta que permite que as empresas construam, implantem e gerenciam soluções de borda com IA em hardware padrão. A ferramenta deve chegar ao mercado no final do primeiro trimestre deste ano.

Além disso, a empresa apresentou o processador Intel Xeon com aceleração de IA integrada, sob o codinome Granit Rapids-D. Outra novidade é o chipset Intel Xeon de última geração para núcleo 5G. Desenvolvido em colaboração com fornecedores de software de 5G Core, o processador de código Sierra Forest demonstra uma melhoria de 2,7x no desempenho por rack.

China Mobile

O destaque da operadora na feira foi o cartão SIM quântico. O material utiliza criptografia quântica para proteger os dados do usuário e evitar vazamento de informações. Vale lembrar que a computação quântica, ainda uma tecnologia emergente e que promete ampliar sobremaneira a capacidade de computadores, também foi tema de um painel no evento.

Orbic

A empresa de inovação eletrônica sustentável Orbic aproveitou o MWC 2024 para mostrar a sua eBike, uma bicicleta equipada com IA e habilitada para 5G. Por meio da conectividade de quinta geração, a inteligência incorporada atua para detectar objetos e obstáculos no trajeto, com a intenção de prevenir colisões. A bicicleta também alerta o ciclista sobre veículos que se aproximam por trás.

Infinix

Licenciada no Brasil pela Positivo, a fabricante de smartphones premium Infinix anunciou uma tecnologia que, em suas palavras, “redefine a experiência de jogos mobile”. A solução utiliza IA e o chipset MediaTek Dimensity 9300 para melhorar o processamento gráfico, a jogabilidade e a renderização de games em dispositivos móveis. A tecnologia ainda acompanha o sistema CoolMax, que diminui a temperatura do aparelho em até 10 ºC.

Tags

Compartilhe

Ajuda nas crises é tão mais forte quanto é coletiva
MERCADO DE BANDA LARGA 2024 - REVISE SUA ESTRATÉGIA
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18
TRIP ESPECIAL EXPOISP OLINDA - EP17