Maior usina de urânio do Brasil recebe licença para início das obras

O projeto de construção da maior usina de urânio do Brasil obteve a licença de localização da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) na última semana. Com a autorização, a unidade pode ter os preparativos para a construção iniciados em Santa Quitéria, no Ceará, mas o empreendimento tem gerado preocupação na região.

Formado pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Galvani Fertilizantes, o consórcio Santa Quitéria vai operar a usina que será instalada na fazenda Itatiaia, localizada a 220 km de Fortaleza. A exploração da área, que tem reservas de 80 mil toneladas de urânio e 8,9 milhões de toneladas de fosfato, deve acontecer durante 20 anos.

A população da cidade cearense tem protestado contra a exploração do urânio na área.A população da cidade cearense tem protestado contra a exploração do urânio na área.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

A construção do complexo na jazida de Itatiaia ainda precisa ter a segurança nuclear e radiológica avaliada. Além disso, a exploração da mina na cidade cearense depende do licenciamento ambiental concedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), cujo processo está em andamento.

O projeto inclui investimentos de R$ 2,3 bilhões e segue todas as normas de segurança, não trazendo riscos para a saúde dos trabalhadores e moradores, de acordo com o consórcio. Mas quem vive nas proximidades está preocupado com a construção da usina de urânio, como destaca o UOL nesta sexta-feira (31).

Radiação e falta de água

A possibilidade de que os níveis de radiação cresçam consideravelmente, trazendo riscos para a saúde de quem mora na área, é uma das preocupações demonstradas pelos moradores. Vale lembrar que a cidade já radiação acima da média, devido à presença do minério.

Pessoas ouvidas pela publicação também estão receosas em relação ao uso elevado de água pelo empreendimento. O medo é que a demanda da usina acabe afetando a distribuição para os moradores, aumentando o risco de faltar água em uma área já impactada pela escassez.

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) sugeriu, em 2022, que o projeto da usina de urânio em Santa Quitéria fosse vetado, mencionando uma série de problemas. Com o avanço permitido pela CNEN, a população mantém a esperança que o Ibama não conceda o licenciamento para a unidade.

Tags

Compartilhe

Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio
Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV