investimentos-em-automacao-aumentam-a-produtividade-em-planta-da-electrolux-em-68% 

Investimentos em automação aumentam a produtividade em planta da Electrolux em 68% 

Com o investimento e um programa de modernização de suas plantas no Brasil, o Electrolux Group buscou a ABB para resolver o desafio de automatizar o processo de detecção de vazamento de gás na linha de refrigeradores.

Presente em mais de 120 países, o Electrolux Group comercializa mais de 60 milhões de produtos por ano e é líder global na venda de eletrodomésticos ao redor do mundo. Iniciou suas operações no Brasil em 1926 e atualmente conta com quatro plantas fabris no Brasil, sendo duas em Curitiba, onde está desde 1996.

Em 2018, a empresa vinha enfrentando desafios em sua fábrica para automatizar processos repetitivos, porém de extrema importância para a qualidade final dos produtos.
Em parceria, as empresas líderes em seus segmentos, ABB e Electrolux, desenvolveram uma solução que conseguiu automatizar 100% da tarefa de detecção de vazamento de gás na linha de refrigeradores.

Com a instalação do robô colaborativo YuMi, foi possível substituir a verificação manual, melhorando tanto a precisão da detecção, quanto a ergonomia e segurança dos colaboradores. Dessa forma, os operadores passaram a executar outras funções em ambientes mais seguros e com maior valor agregado.

“O modelo YuMi provou ser a melhor solução para a aplicação que vínhamos buscando automatizar nesta linha de refrigeradores. Ele trouxe mais segurança aos nossos funcionários e aumentou a qualidade dos testes. Depois disso, instalamos mais cinco robôs nesta mesma linha de refrigeradores, o que melhorou significativamente a nossa produtividade”, afirma Emerson Dlugosz, Gerente de Engenharia de Manufatura do Electrolux Group da planta em Curitiba.

Com o sucesso deste projeto e a confiança na ABB para o desenvolvimento de soluções, buscou-se novas oportunidades de melhorias. O projeto escolhido foi a substituição de robô de marca concorrente em uma linha já automatizada, uma vez que esta solução vinha apresentando paradas inesperadas impactando no processo de produção.
A solução encontrada pelo time da ABB foi a utilização do robô colaborativo GoFa, que pertence a uma nova família de colaborativos desenvolvidos pela ABB com maior alcance e maior capacidade de carga. O GoFa, conseguiu atender a aplicação com 100% de confiabilidade, solucionando o problema da baixa eficiência existente anteriormente na linha.

“Com a aquisição do GoFa tivemos um ganho de 8% na efetividade dos testes, redução das paradas inesperadas da linha de produção dos refrigeradores multidoor, além de trazer a facilidade do uso da robótica de maneira simplificada em linhas automatizadas”, completa Ariel Alves, técnico de manutenção do Electrolux Group, responsável pela implementação do modelo GoFa na linha de refrigeradores.

Robótica Colaborativa

Os robôs colaborativos da ABB são feitos para uma ampla gama de tarefas, em operações de todos os tamanhos. Eles são fáceis de configurar, programar, operar e dimensionar. Foram construídos por especialistas líderes do setor e atendidos pela mais ampla rede de serviços do segmento.

Os robôs colaborativos são especialistas em adicionar flexibilidade aos processos de montagem que precisam fabricar pequenos lotes de produtos altamente individualizados, em ciclos curtos. Ao combinar a capacidade única das pessoas de se adaptarem às mudanças com a resistência incansável do robô para tarefas precisas e repetitivas, é possível automatizar a montagem de muitos tipos de produtos na mesma linha.

Tags

Compartilhe

os-bridgerton-existiram-de-verdade?-saiba-o-que-foi-inspirado-na-vida-real
Os Bridgerton existiram de verdade? Saiba o que foi inspirado na vida real
em-parceria-com-huawei,-claro-lanca-espaco-imersivo-5g+-em-brasilia
Em parceria com Huawei, Claro lança espaço imersivo 5G+ em Brasília
celular-seguro-alertara-via-whatsapp-quem-comprar-celular-furtado-ou-roubado
Celular Seguro alertará via WhatsApp quem comprar celular furtado ou roubado
incognia-abre-vagas-para-profissionais-de-ti-em-seguranca-digital
Incognia abre vagas para profissionais de TI em segurança digital
vazamentos-de-precos-do-samsung-galaxy-book4-edge
Vazamentos de preços do Samsung Galaxy Book4 Edge
slop:-a-nova-ameaca-digital-que-espalha-imagens-surreais-e-confusao-na-internet
Slop: A nova ameaça digital que espalha imagens surreais e confusão na Internet
terremotos-no-nordeste?-estudo-diz-que-a-regiao-tem-risco-sismico-de-5,2-na-escala-richter
Terremotos no Nordeste? Estudo diz que a região tem risco sísmico de 5,2 na escala Richter
iphone-16-pode-ser-vendido-em-duas-novas-cores,-aponta-informante
iPhone 16 pode ser vendido em duas novas cores, aponta informante
novo-remake-de-resident-evil-tem-supostos-detalhes-vazados;-confira!
Novo remake de Resident Evil tem supostos detalhes vazados; confira!
opera-ganha-versao-adaptada-para-pcs-com-processadores-arm
Opera ganha versão adaptada para PCs com processadores ARM