inovahc-e-aws-lancam-laboratorio-de-ia-generativa-em-sao-paulo

InovaHC e AWS lançam laboratório de IA generativa em São Paulo

InovaHC e AWS lançam laboratório de IA generativa focado em medicina
Soluções para área de saúde devem ser criadas no laboratório de IA generativa de InovaHC e AWS (crédito: Freepik)

O InovaHC, núcleo de inovação tecnológica do Hospital das Clínicas, ligado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e a Amazon Web Services (AWS), plataforma de computação em nuvem da big tech, assinaram, nesta terça-feira, 30, um acordo para a criação de um laboratório de Inteligência Artificial (IA) generativa.

No espaço, pesquisadores, estudantes e empreendedores poderão explorar diversas aplicações e desenvolver soluções com foco no aprimoramento de processos diagnósticos da saúde pública.

Já definido, o primeiro projeto a ser posto em prática no laboratório procura transformar a maneira como são feitos os laudos radiológicos. A ferramenta, batizada de GAL (Gerador Adaptativo de Laudos), deve fazer a estruturação automática dos laudos. Com base no histórico do paciente, a expectativa é que os documentos possam ser gerados com agilidade e precisão.

Segundo o InovaHC, a primeira fase do GAL envolve o uso de modelos de linguagem para construção de uma sumário com informações do paciente pertinentes a um determinada exame. Na prática, a aplicação deve reduzir o tempo gasto pelo radiologista no acesso às informações necessárias para analisar as imagens.

Em nota, o núcleo de inovação tecnológica ressaltou que a IA generativa funciona por meio de modelos de machine learning pré-treinados em conjunto a dados extensos. Em linhas gerais, o sistema analisa as informações do paciente e, em seguida, redige documentos que serão revisados por médicos.

O projeto é realizado com apoio da diretoria clínica do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (InRad) e da Deloitte.

“A expectativa é que possamos utilizar esse modelo de laudo em outros hospitais do Brasil”, afirma Giovanni Guido Cerri, diretor do InRad, em nota.

“Estamos unindo esforços com o maior complexo hospitalar da América Latina para a construção de soluções de inteligência artificial que possibilitem uma melhoria expressiva do cuidado aos pacientes e da eficiência da saúde pública no Brasil”, diz Paulo Cunha, diretor geral para o setor público da AWS no Brasil, também em comunicado. (Com informações da assessoria de imprensa)

Ajuda nas crises é tão mais forte quanto é coletiva
MERCADO DE BANDA LARGA 2024 - REVISE SUA ESTRATÉGIA
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18
TRIP ESPECIAL EXPOISP OLINDA - EP17