infovia-entre-belem-e-macapa-deve-operar-no-segundo-semestre

Infovia entre Belém e Macapá deve operar no segundo semestre

Foto: MCom
Obras de cabeamento da Infovia 03, que ligará Belém a Macapá | Foto: MCom

O Ministério das Comunicações (MCom) anunciou nesta segunda-feira, 11, que o cabeamento subfluvial da Infovia 03, que liga Belém (PA) a Macapá (AP) deve ser concluído em 26 dias. Já a entrada em funcionamento da infraestrutura, que ampliará o fornecimento de internet para a região, está previsto para o próximo semestre, segundo a pasta.

O cronograma da Infovia 03 está atrasado. Relatório do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) divulgado do ano passado previa que a etapa de “configuração e comissionamento dos sistemas de transmissão óptico” – ou seja, a integração de sistemas, que ocorre após a instalação dos cabos – seria realizada em novembro de 2023.

O cronograma também previa que a etapa de configuração da Infovia 02 (de Tefé-AM a Atalaia do Norte -AM) seria realizada até janeiro e da Infovia 4 (de Vila de Moura-AM até Boa Vista-RR) neste mês de março. Questionado, o MCom afirmou que os dois trechos ainda aguardam aprovação da licença ambiental.

Infovia 03

A Infovia 03 faz parte do Programa Norte Conectado que visa ampliar a infraestrutura de internet na Região Amazônica. A implementação é da Entidade Administradora de Faixa (EAF) – entidade não-governamental e sem fins lucrativos, criada pela Anatel.  O investimento envolve saldo remanescente do leilão do 4G, recurso reservado no leilão do 5G, além do orçamento do MCom, atualmente inserido no Novo PAC.

O trecho que liga Belém e Macapá soma 624 km de cabos de fibra óptica, orçado em R$ 98 milhões. A estimativa é de beneficiar 2,5 milhões de moradores, além de 38 escolas públicas, três fóruns de Justiça, cinco unidades de saúde, três pontos de defesa e dois centros de pesquisa.

No Pará, o cabeamento chegará primeiro os municípios de Curralinho e Breves, e em uma segunda etapa, serão conectadas as cidades Ponta de Pedras e Afuá, dentro do prazo de 26 dias. Ao fim da obra, a conexão também vai beneficiar pequenas cidades da Ilha de Marajó.

No ano passado, a EAF selecionou a Padtec como a fornecedora da solução DWDM para as redes subfluviais das Infovias 02, 03 e 04. A operação deverá seguir o modelo de consórcio de operadoras, como as demais infovias.

Ao todo, o Norte Conectado prevê seis infovias. Já foram lançadas a Infovia 00 e 01 que, juntas, vão de Macapá (AP) a Manaus (AM).

Compartilhe

HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18
TRIP ESPECIAL EXPOISP OLINDA - EP17
VALE A PENA TELEMEDICINA PARA PROVEDOR ? - TECWI
O QUE É DATA CENTER TIER 1,2,3 e 4 ? - ASAP TELECOM