gemini:-google-revela-as-inspiracoes-para-nomear-seu-modelo-de-ia-mais-recente

Gemini: Google revela as inspirações para nomear seu modelo de IA mais recente

Quais foram as inspirações para nomear o Gemini, inteligência artificial (IA) que deve estar cada vez mais presente no nosso cotidiano? Com a popularização da ferramenta, o Google decidiu compartilhar detalhes sobre as origens do nome do bot, nesta quinta-feira (15).

Lançado em dezembro do ano passado para concorrer com o ChatGPT e outras IAs generativas, o modelo de linguagem multimodal seria chamado de “Titã”, em referência à maior Lua de Saturno. Porém, a escolha não agradou ao líder da equipe do Google DeepMind, Jeff Dean, que sugeriu outra palavra associada ao espaço.

A constelação de Gemini localiza-se na zona equatorial e pode ser vista nos hemisférios Norte e Sul.A constelação de Gemini localiza-se na zona equatorial e pode ser vista nos hemisférios Norte e Sul.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

A opção dada por ele foi Gemini, que em latim significa “gêmeos” e na astronomia é uma constelação ligada aos gêmeos da mitologia grega Castor e Pólux. A escolha não aconteceu por acaso, pois a divisão de IA da big tech era composta por duas equipes do Google Research: DeepMind e Brain.

Em abril do ano passado, elas se uniram e formaram o Google DeepMind, juntando o poder computacional, a infraestrutura e os recursos para o lançamento do Google Gemini. Mas para chegar até lá foram necessários anos de trabalhos feitos pelos dois times.

Missão espacial também serviu de inspiração

Com a nova equipe formada, os especialistas da gigante das buscas lançaram o desafio de criar uma série de modelos de IA multimodais poderosos. Para tanto, eles se inspiraram no Projeto Gemini, programa lunar da NASA realizado de 1965 a 1968, entre as missões Mercury e Apollo.

A espaçonave, com capacidade para duas pessoas e impulsionada pelo foguete Titan, levou astronautas e equipamentos para testes de longos períodos no espaço. Essas missões possibilitaram a primeira caminhada espacial dos Estados Unidos e a até então inédita ligação entre duas naves na órbita terrestre.

Tais feitos serviram de inspiração para o Google DeepMind, levando Dean a propor, definitivamente, o nome Gemini para seus colegas. “O nome me convenceu imediatamente, porque o esforço monumental de treinar LLMs (modelos de linguagem) ressoou com o espírito de lançamento de foguetes”, disse o colíder da equipe, Oriol Vinyals.

Os engenheiros seguem trabalhando nos avanços do modelo, esforços que resultaram no lançamento da versão mais recente da IA, Gemini 1.5 Flash, anunciada no Google I/O 2024.

Tags

Compartilhe

desktop-tem-oscilacao-atipica-de-acoes-devido-negociacoes-de-venda-para-a-vivo
Desktop tem oscilação atípica de ações devido negociações de venda para a Vivo
consumidores-de-realidade-aumentada-5g-vao-duplicar-em-5-anos
Consumidores de realidade aumentada 5G vão duplicar em 5 anos
medida-destina-r$-27-milhoes-para-emergencia-de-telecom-no-rs
Medida destina R$ 27 milhões para emergência de telecom no RS
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18