elon-musk-processa-sam-altman-e-openai-por-desvio-de-finalidade

Elon Musk processa Sam Altman e OpenAI por desvio de finalidade

Elon Musk entra com processo contra Sam Altman e OpenAI
Elon Musk processa Sam Altman e OpenAI por buscarem lucro, em vez de benefícios para a humanidade (crédito: Divulgação)

O bilionário Elon Musk entrou com um processo contra a OpenAI, startup especializada em Inteligência Artificial (IA), e seu CEO, Sam Altman, por desvio de finalidade da empresa. Na ação, o empresário alega que a diretoria da criadora do ChatGPT quebrou o acordo de fundação da companhia, priorizando a obtenção de lucros, em vez do desenvolvimento de tecnologias que possam beneficiar a humanidade.

O processo, movido na corte de São Francisco, nos Estados Unidos, na quinta-feira, 29, indica que a parceria com a Microsoft tem levado a OpenAI a seguir um caminho distinto daquele para o qual foi fundada. Em 2015, Musk fundou a OpenAI ao lado de Altman e de Greg Brockman. O bilionário deixou o conselho da empresa em 2018.

Em linhas gerais, Musk argumenta que o acordo de fundação da OpenAI prevê que a empresa desenvolva IAs públicas e de código aberto. Além disso, diz que os fundadores teriam se comprometido a manter a empresa como uma organização sem fins lucrativos. No entanto, para o empresário, a OpenAI se tornou um braço de obtenção de lucros da Microsoft.

“A OpenAI foi transformada em uma subsidiária de fato de código fechado da maior empresa de tecnologia do mundo: Microsoft”, diz o processo. “Sob o seu novo conselho, não está apenas desenvolvendo, mas também refinando [uma IA] para maximizar os lucros para a Microsoft, e não para o benefício da humanidade”, acrescenta.

Em novembro do ano passado, Altman foi demitido pelo conselho de administração da OpenAI sob a acusação de que não era “consistentemente sincero em suas comunicações”. Em seguida, o executivo foi contratado pela Microsoft, uma das principais investidoras da startup.

No entanto, a pressão dos funcionários da OpenAI, pedindo que o fundador retornasse à companhia, fez com que houvesse uma reviravolta na empresa. Como resultado, Altman retornou ao cargo de CEO da OpenAI com um novo conselho, mais alinhado às suas ideias. Em seu retorno, ele disse que estava determinado a “desenvolver nossa forte parceria com a Microsoft”.

Diante desse contexto, no processo Musk também alega que, além de quebrarem o contrato de constituição da startup, os fundadores violam o dever fiduciário e adotam práticas comerciais injustas por meio da OpenAI.

No ano passado, Musk fundou a X.AI, uma desenvolvedora de IA para acelerar descobertas científicas. Também em 2023, o CEO da montadora de veículos elétricos Tesla e da fabricante de foguetes SpaceX e dono do X (antigo Twitter) foi um dos mais de 1 mil signatários de uma carta pedindo uma pausa de seis meses no desenvolvimento de modelos de IA para que reguladores e especialistas pudessem avaliar os riscos da tecnologia.

HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18
TRIP ESPECIAL EXPOISP OLINDA - EP17
VALE A PENA TELEMEDICINA PARA PROVEDOR ? - TECWI
O QUE É DATA CENTER TIER 1,2,3 e 4 ? - ASAP TELECOM