Elon Musk diz que substituição de humanos por IA no mercado de trabalho não será ruim

O empresário Elon Musk voltou a falar sobre a popularização da inteligência artificial (IA) e possíveis impactos dessa tecnologia para o trabalho humano. O bilionário participou de um painel sobre o assunto durante a VivaTech 2024, conferência da área realizada em Paris.

Indo no sentido oposto de previsões mais pessimistas, Musk disse que a substituição de humanos por IAs no mercado de trabalho vai mesmo acontecer e não há muito o que fazer sobre isso. Porém, para ele, o processo não será necessariamente ruim — e que “provavelmente nenhum de nós terá um emprego” após determinado ponto.

Se você quiser ter um trabalho que será tipo um hobby, você pode ter um trabalho. Mas, fora isso, a IA e os robôs vão garantir quaisquer bens e serviços que você quiser”, prevê o empresário.

Renda universal e crises existenciais

Ainda na conferência, Musk disse que um mundo sem empregos só poderia funcionar com base em uma “alta renda universal”. O bilionário não elaborou sobre a ideia, mas ela provavelmente envolve um pagamento do governo para a aquisição de bens e serviços.

O Teslabot, atualmente em desenvolvimento pela montadora de Musk.O Teslabot, atualmente em desenvolvimento pela montadora de Musk.Fonte:  Tesla 

Além disso, ele diz que um tema futuro em relação a essa tecnologia será a questão existencial. “Se computadores e robôs podem fazer tudo melhor que você, a sua vida tem sentido? Eu acho que talvez haja um papel para humanos aí, e dessa forma poderemos dar um sentido às IAs”, completa.

Em entrevistas recentes, Musk disse acreditar que teremos uma IA mais esperta que humanos já em 2025. Além disso, segundo o dono da Tesla, em cinco anos o pensamento e a ação independente das IAs “superarão toda a humanidade”.

A fala foi recebida com ceticismo por outros membros da indústria, como o chefe de IA da Meta. Em resposta direta ao bilionário, ele afirmou que IAs “não devem jamais” atingir esse patamar.

Na década passada, Musk foi um dos maiores críticos do assunto, inclusive repetindo várias vezes que ela seria uma ameaça à humanidade. Atualmente, ele mesmo é dono de uma companhia no setor, a xAI.

Grok, o chatbot da empresa de IA de Musk, é exclusivo para assinantes do X Premium.Grok, o chatbot da empresa de IA de Musk, é exclusivo para assinantes do X Premium.Fonte:  X 

Outra crítica do empresário no evento envolveu as redes sociais e o tempo que jovens passam nesses serviços. Segundo ele, crianças atualmente “estão sendo programadas por IAs maximizadoras de dopamina” nessas plataformas. O próprio Musk é dono do X, o antigo do Twitter.

Tags

Compartilhe

alares-compra-a-azza-e-assume-o-quarto-lugar-entre-os-isps-no-mercado-de-sp
Alares compra a Azza e assume o quarto lugar entre os ISPs no mercado de SP
Netflix recebe temporada 6 de Cobra Kai! Relembre a história da série
De surpresa! Realme GT 6 é lançado no Brasil em duas cores por R$ 3.999
Apple 'alfineta' vigilância do Google Chrome em novo comercial do Safari
The Boys altera final da quarta temporada após tiros em Donald Trump
One UI 7 da Samsung pode ter grandes mudanças de design e interface
Sucesso! Fallout se torna segunda série de games mais indicada ao Emmy
Clone do Canva, Microsoft Designer agora está liberado para todos
Google Files pode ganhar compactação de arquivos em ZIP e novo visual
10 notícias de tecnologia para você começar o da (18/07)