echostar-se-prepara-para-lancar-rede-5g-open-ran-nos-eua

EchoStar se prepara para lançar rede 5G Open RAN nos EUA

EchoStar finaliza testes e se prepara para lançar rede 5G nos EUA
EchoStar vai ativar rede 5G nos EUA com apoio de infraestrutura Open RAN (crédito: Freepik)

A operadora norte-americana EchoStar está pronta para lançar um serviço 5G de escala nacional com base em uma infraestrutura Open RAN (rede de acesso via rádio aberta).

Nesta quinta-feira, 14, a empresa apresentou uma carta à Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), órgão com atribuições semelhantes às da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para atestar que conseguiu cumprir as obrigações definidas pelo regulador.

Segundo a EchoStar, a rede 5G nacional tem capacidade para fornecer velocidades de download de 35 Mbps ou superior para mais de 70% da população dos Estados Unidos.

Na prática, o serviço será oferecido pela marca Boost Wireless Network. A operação móvel, inclusive, pertencia à Dish, operadora entrante no mercado móvel norte-americano. No ano passado, EchoStar e Dish se fundiram, criando uma operadora com serviços de TV por satélite, streaming, telefonia 5G e banda larga satelital.

Em comunicado, a EchoStar destacou que os testes foram conduzidos usando uma metodologia aprovada pela FCC e supervisionados por um monitor independente. O experimento representa a terceira e última etapa do compromisso de implantação do 5G da companhia.

“Hoje marca outro marco à medida que continuamos a construir a primeira rede Open RAN 5G de nível comercial do mundo e a fornecer aos americanos mais opções de serviços sem fio”, disse John Swieringa, presidente de tecnologia e COO da EchoStar, em nota.

Em fevereiro, a empresa anunciou que a Boost Wireless Network disponibilizou o serviço de Voz sobre Novo Rádio (VoNR, na sigla em inglês), ou Voz 5G (Voice over 5G, Vo5G) – um padrão de comunicação sem fio que promete entregar mais qualidade ao serviço de voz – para mais de 200 milhões de pessoas nos Estados Unidos.

A rede 5G da operadora deve ter o suporte de mais de 20 mil sites espalhados pelo território norte-americano. A empresa terá como competidoras Verizon, T-Mobile e At&T.

Apesar da realização do teste, segundo informações veiculadas pela imprensa dos Estados Unidos, a EchoStar vem tendo dificuldades para obter o financiamento necessário para construção da rede.

HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18
TRIP ESPECIAL EXPOISP OLINDA - EP17
VALE A PENA TELEMEDICINA PARA PROVEDOR ? - TECWI
O QUE É DATA CENTER TIER 1,2,3 e 4 ? - ASAP TELECOM