computex-2024-sera-repleta-de-ia:-veja-a-agenda-e-o-que-esperar-da-feira-de-tecnologia

Computex 2024 será repleta de IA: veja a agenda e o que esperar da feira de tecnologia

Uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a Computex 2024 reunirá algumas das principais empresas do segmento, que irão anunciar suas novidades mais recentes. A edição deste ano acontecerá entre os dias 3 e 7 de junho em Taipei (Taiwan), com a presença do TecMundo.

Realizado pela primeira vez em 1981, o evento ganhou o nome atual em 1984 e passou a acontecer anualmente a partir de 2004. Desde então, só não aconteceu em 2020, por causa da pandemia de covid-19, e ganhou uma edição virtual no ano seguinte.

Keynote da Nvidia em 2023.Keynote da Nvidia em 2023.Fonte:  Computex/Divulgação 

Voltando a ser presencial em 2022, a exposição costuma servir de palco para a apresentação das últimas tendências tecnológicas, além de trazer palestras concorridas. Conectividade avançada, realidade imersiva, mobilidade, sustentabilidade e inovações são alguns dos temas tratados.

Para a edição 2024 da Computex, são aguardadas novidades relacionadas à inteligência artificial (IA) generativa, bem como atualizações do mercado de smartphones e computadores. O que mais esperar da feira de tecnologia? A seguir, você confere todas as informações sobre o evento.

Palestras confirmadas

A abertura oficial é no dia 3 de junho. Porém, um dia antes haverá a apresentação do CEO da Nvidia, Jensen Huang, sobre os últimos avanços da marca em IA, mas não se descartam novidades sobre a próxima geração de placas de vídeo.

No dia 3, a palestra de abertura será feita pela CEO da AMD, Lisa Su, tratando dos próximos lançamentos da companhia. Uma das possibilidades é que ela anuncie novos produtos baseados na arquitetura Zen 5, além de falar sobre IA.

Lisa Su fará a palestra de abertura da Computex 2024.Lisa Su fará a palestra de abertura da Computex 2024.Fonte:  AMD/Divulgação 

Outra conferência aguardada é a do executivo-chefe da Qualcomm, Cristiano Amon, igualmente programada para o dia 3. Nela, o brasileiro apresentará as experiências aceleradas por IA oferecidas pelos chips da marca para a próxima geração de PCs.

Entre os palestrantes, também está o presidente da Intel, Pat Gelsinger, que mostrará como a gigante dos semicondutores pretende levar a IA para todos os lugares, além de apresentar novidades sobre data centers e outros produtos. Os líderes da MediaTek e Supermicro são alguns dos outros convidados.

Empresas que vão participar da COMPUTEX 2024

Assim como nos anos anteriores, grandes marcas estarão presentes na feira, apresentando seus produtos e novas tecnologias. O Centro de Exposições Taipei Nangang terá espaço para demonstrações, permitindo que os visitantes conheçam tais novidades de perto.

Entre as companhias com presença garantida estão aquelas sediadas em Taiwan, incluindo Asus, AOC e Cooler Master, além de outras. Também haverá representantes de segmentos como comunicação e redes avançadas, eletrônicos, energia, internet das coisas (IoT), mobilidade inteligente, games, metaverso etc.

A Intel tem presença garantida em Taipei.A Intel tem presença garantida em Taipei.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Confira algumas das empresas que vão participar da Computex 2024:

  • Nvidia
  • Intel
  • AMD
  • Asus
  • Qualcomm
  • MediaTek
  • AVerMedia
  • Acer
  • Audio-Technica
  • Cooler Master
  • Gigabyte
  • MSI
  • Seagate
  • Thermaltake
  • Zotac
  • Lexar

O que esperar da Computex 2024?

Devido à presença de gigantes da tecnologia na feira, espera-se grandes anúncios ao longo da Computex 2024. A Asus, por exemplo, já disse que apresentará notebooks preparados para soluções de IA e uma versão atualizada do ROG Ally, console portátil equipado com Windows 11.

Por sua vez, a Intel pode mostrar novos produtos das linhas Xeon, Gaudi e Core Ultra, além de atualizações das arquiteturas Lunar Lake e Arrow Lake, enquanto a AMD deve aparecer com as GPUs baseadas na arquitetura RDNA 4. No caso da Qualcomm, a expectativa é de apresentação de pelo menos um laptop com os chips Snapdragon X Plus ou X Ultra.

Rumores sugerem a estreia de dispositivos com os novos chips da Qualcomm no evento.Rumores sugerem a estreia de dispositivos com os novos chips da Qualcomm no evento.Fonte:  Qualcomm/Divulgação 

Anúncios relacionados a placas-mãe, memória e outros componentes de PC também são aguardados, bem como novidades do universo dos games. Mas o foco principal deve estar mesmo nas ferramentas de IA, que têm dominado o mercado nos últimos meses.

Como assistir ao vivo?

As palestras e as demais apresentações terão transmissão ao vivo pelo canal da feira no YouTube e na página oficial do evento. No site, é possível conferir a programação completa com todos os convidados, bem como a lista de empresas participantes.

Você também poderá acompanhar os principais lançamentos da Computex 2024 pelo TecMundo.

Tags

Compartilhe

Zeenix: conheça os consoles brasileiros da TecToy ao estilo Steam Deck
Jason Bourne: veja ordem cronológica e onde assistir aos filmes
Seinfeld, Friends, Lost e outros jogos de séries que você não conhece
cobertura-e-desafio-ao-avanco-das-apis-de-rede,-ve-engineering
Cobertura é desafio ao avanço das APIs de rede, vê Engineering
Sopranos: veja explicação definitiva sobre o final da icônica série da HBO
Need For Speed Most Wanted: quanto custaria comprar todos os carros raros da Blacklist?
Tudo que você precisa saber antes de comprar artigos inteligentes
11 desenhos antigos icônicos que passavam na TV Globinho
O processo de destruição de documentos físicos e as novas tecnologias
Cinemas terão cota de exibição para filmes brasileiros; veja como vai funcionar