Como ver o Alinhamento Planetário que acontece na próxima segunda-feira (03)

Na madrugada de segunda-feira, dia 3 de junho, um evento astronômico relativamente raro poderá ser visto nos céus de todo o mundo uma hora antes do nascer do Sol: um alinhamento planetário, popularmente conhecido como “desfile planetário”. No caso do Brasil, um pouco antes das 5h da manhã, poderão ser vistos: Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno, Netuno e Urano.

Os alinhamentos planetários têm ocorrido, desde 2022, em junho, e neste ano não será diferente. Embora seja comum a presença de vários planetas no céu ao mesmo tempo, quando três ou mais se alinham em uma aparente linha reta, isso constitui um alinhamento planetário. E, quando o fenômeno envolve seis ou mais planetas, é considerado um grande alinhamento.

Na verdade, os planetas não ficam “em fila”, como em uma linha reta no espaço. O espetáculo, embora belo de se ver, é uma ilusão de ótica. Ou seja, uma coincidência sob a perspetiva da Terra, devido à posição e inclinação dos planetas em suas órbitas, naquele momento específico.

Como será o alinhamento planetário do dia 3 de junho?

Representação artística do alinhamento planetário do dia 3 de junho.Representação artística do alinhamento planetário do dia 3 de junho.Fonte:  Star Walk 

Com aparência amarelada, Satuno (magnitude 1.1) será o primeiro planeta a aparecer, já no final da noite do domingo (2), e estará visível a olho nu, na constelação de Aquário. Netuno (mag. 7.9) aparecerá logo depois, na constelação de Peixes, mas como sua magnitude é maior (o que, em astronomia, significa menos brilho), só será visível através de binóculos de alta potência.

Mais tarde surgirá Marte (mag 1.0), também na constelação de Peixes, e com sua tradicional cor avermelhada. Com menor magnitude, o planeta tem mais brilho, e poderá ser observado a olho nu.

Na madrugada de segunda-feira (3), os três planetas restantes aparecerão na constelação de Touro, no horizonte leste: Urano (mag 5.8), Júpiter (mag -2.0) e Mercúrio (mag -1.4).

Urano só será visível com binóculos; Júpiter, com magnitude negativa, estará brilhante o suficiente para ser visto a olho nu; mas Mercúrio dependerá de sorte: embora tenha uma magnitude negativa, isso ocorre porque o planeta é muito próximo do Sol, que ofusca o seu brilho.

Como posso observar o alinhamento planetário?

Alinhamento dos seis planetas em 3 de junho na tela do aplicativo Sky Tonight.Alinhamento dos seis planetas em 3 de junho na tela do aplicativo Sky Tonight.Fonte:  Vito Technology 

Como ocorre com todos os eventos celestes, é aconselhável que você encontre um local com céu aberto, desimpedido de árvores ou prédios altos. Também é importante que a área seja parcialmente livre da poluição luminosa das grandes cidades.

Zonas rurais ou locais remotos podem ser boas opções. Aí é só torcer para que não ocorram nuvens nem chuvas na hora.

Embora binóculos com aumento de 7x a 10x possam ser suficientes para observar Mercúrio, Netuno e Urano, é útil ter uma aplicativo de astronomia instalado no celular, como o Sky Tonight. Com ele, será possível apontar seu dispositivo para o céu, e identificar estrelas, planetas e constelações, e controlar a hora atual.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais assuntos como esse aqui no TecMundo e aproveite para conhecer os 126 exoplanetas exóticos revelados em novo catálogo da NASA. Até a próxima!

Tags

Compartilhe

Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio
Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio
SVA na Pratica mais Valor mais Receita para o seu Provedor - CDNTV
SEGURANÇA OU DISPONIBILIDADE ? O QUE TORNA UMA INTERNET SEGURA ?
SWITCH RAISECOM na ARSITEC para PROVEDORES - CAST DOS LOUCOS
NUVEM X COLOCATION - Qual vale mais a pena com a Asap Telecom
ERROS DE SEGURANÇA QUE PODEM CUSTAR CARO NO SEU PROVEDOR EM 2025 com @Ayubio
LANÇAMENTO VIVENSIS NETWORK
A Internet ta cara ?
Monte seu Provedor em 2025 fácil fácil
PREPARE O SEU PROVEDOR PARA 2025 - CDNTV