china-telecom-cresce-no-brasil-e-avalia-compras

China Telecom cresce no Brasil e avalia compras

A maior operadora chinesa está expandindo no Brasil. A China Telecom oferece por aqui serviços de atacado, cresce ano a ano, e para 2024, avalia comprar empresas locais a fim de ampliar a gama de serviços oferecidos. Quem diz é o country manager da empresa no país, Denis Monteleone, em entrevista ao Tele.Síntese.

Denis Monteleone, country manager China Telecom
Denis Monteleone, country manager China Telecom

Segundo o executivo, a China Telecom atende são 150 clientes corporativos, multinacionais, que contratam a rede internacional montada pela operadora, e ISPs. Tem ainda um mercado potencial de 200 empresas chinesas que buscam trânsito até a China. A companhia não tem infraestrutura óptica no Brasil, mas utiliza acordos com detentoras de infraestrutura submarina no ocidente para estabelecer rotas que chegam ao gigante asiático, partindo inclusive dos EUA.

Em compensação, possui 23 pontos de presença no Brasil. Um dos mais recentes fica em Fortaleza e será ativado até o final do ano, afirmou, durante painel no evento Capacity Latam 2024, que acontece em São Paulo (SP) nesta semana. O PoP na região será utilizado para a comercialização de trânsito IP junto a provedores de internet que buscam saída para a internet ou se conectar a provedores de conteúdo.

Conforme Moteleone, para 2024 haverá crescimento também em receitas. A empresa conta atualmente com 18 funcionários diretos no país. Até o final do ano, serão 30.

A empresa estuda realizar investimentos ou parcerias estratégicas. “Nós não temos planos de fazer investimento em infraestrutura de telecomunicações, mas estamos buscando empresas de TICs, como data centers, ou empresa de serviços de telecomunicações, para agregar valor e monitoramento e adicionar serviços”, comentou.

Em outra frente, trabalha no desenvolvimento de serviço locais com parceiro móvel. “Já estamos conversando com uma MVNO para no ajudar a lançar no Brasil uma plataforma de IoT, e até metade do ano vamos oferecer para o mercado agro”, falou.

De olho nos provedores locais, a China Telecom está incrementando a capacidade de conectá-los a provedores de conteúdo e redes de distribuição de conteúdo (CDNs). “Estamos fazendo isso para entregar uma rede preparada para atender a demanda do end user. Nossa rede acaba de ser preparada com proteção DDoS, o que será entregue no final de abril. E conseguimos fazer o monitoramento da rede do cliente, que também estará disponível em abril”.

Por fim, outra iniciativa da China Telecom no Brasil é ajudar os provedores a comprar equipamentos. “Ajudamos a escolher os equipamentos da Cisco, da Huawei, que vão desde o usuário final até mesmo ao núcleo da rede”, disse.

Errata: A primeira versão deste texto dizia que o PoP em Fortaleza seria ativado no final no mês. A informação correta é final do ANO.

Compartilhe

os-bridgerton-existiram-de-verdade?-saiba-o-que-foi-inspirado-na-vida-real
Os Bridgerton existiram de verdade? Saiba o que foi inspirado na vida real
em-parceria-com-huawei,-claro-lanca-espaco-imersivo-5g+-em-brasilia
Em parceria com Huawei, Claro lança espaço imersivo 5G+ em Brasília
celular-seguro-alertara-via-whatsapp-quem-comprar-celular-furtado-ou-roubado
Celular Seguro alertará via WhatsApp quem comprar celular furtado ou roubado
incognia-abre-vagas-para-profissionais-de-ti-em-seguranca-digital
Incognia abre vagas para profissionais de TI em segurança digital
vazamentos-de-precos-do-samsung-galaxy-book4-edge
Vazamentos de preços do Samsung Galaxy Book4 Edge
slop:-a-nova-ameaca-digital-que-espalha-imagens-surreais-e-confusao-na-internet
Slop: A nova ameaça digital que espalha imagens surreais e confusão na Internet
terremotos-no-nordeste?-estudo-diz-que-a-regiao-tem-risco-sismico-de-5,2-na-escala-richter
Terremotos no Nordeste? Estudo diz que a região tem risco sísmico de 5,2 na escala Richter
iphone-16-pode-ser-vendido-em-duas-novas-cores,-aponta-informante
iPhone 16 pode ser vendido em duas novas cores, aponta informante
novo-remake-de-resident-evil-tem-supostos-detalhes-vazados;-confira!
Novo remake de Resident Evil tem supostos detalhes vazados; confira!
opera-ganha-versao-adaptada-para-pcs-com-processadores-arm
Opera ganha versão adaptada para PCs com processadores ARM