celulares-com-planos-pos-pagos-superam-pre-pagos-em-fevereiro

Celulares com planos pós-pagos superam pré-pagos em fevereiro

Celulares com planos pós-pagos se tornam maioria no Brasil
Pós-pagos agora são mais comuns em celulares do que planos pré-pagos (crédito: Freepik)

Pela primeira vez na história, os celulares com planos pós-pagos são maioria no Brasil. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as linhas móveis pós-pagas chegaram a 107,2 milhões em fevereiro, superando o total de acessos pré-pagos (107,1 milhões).

Os planos pós-pagos tiveram um incremento de 645 mil linhas no segundo mês do ano, enquanto o número de linhas pré-pagas diminuiu em 247 mil no mesmo período.

No geral, o mercado de telefonia móvel teve a adição de 397 mil chips de celular em fevereiro, chegando a 214,2 milhões. A base teve alta de 0,2% sobre o total de janeiro (213,9 milhões). O ritmo mensal de ativações, no entanto, desacelerou. Em 12 meses, o avanço é de 1,4%, tendo em vista o total de 211,3 milhões em fevereiro de 2023.

Operadoras

Dona da maior base móvel, a Vivo ativou 94 mil linhas de celular em fevereiro. A carteira, assim, chegou a 83,4 milhões de clientes. A operadora soma 46,4 milhões de acessos pós-pagos (o incremento mensal foi de 236 mil). No pré-pago, conta com 37 milhões de clientes.

A base da Claro cresceu em 277 mil acessos, alcançado 72,7 milhões de linhas de celular. A diferença entre pós (37 milhões) e pré (35,6 milhões) é mais sutil do que na Vivo, embora a carteira de clientes com planos pós-pagos também esteja crescendo em ritmo mais acelerado (246 mil clientes optaram pelo modelo em fevereiro).

Ao contrário das concorrentes, a TIM ainda tem mais clientes no pré-pago (33,3 milhões) do que no pós (22,8 milhões) – uma diferença de 10,5 milhões. A base da operadora teve a adição de 5 mil chips em fevereiro, chegando a 56,217 milhões.

Nota-se, contudo, que a TIM ganhou cerca de 156 mil clientes no pós-pago no segundo mês do ano, enquanto teve uma redução de aproximadamente 151 mil no pré.

5G

Os dados da Anatel mostram que o 5G, até fevereiro, era usado por 22,6 milhões de clientes no País. Em relação a janeiro, a quinta geração móvel teve alta de 5,1%, registrando a adição de 1,1 milhão de acessos.

A Claro é a empresa que tem a maior base 5G (8,6 milhões de usuários), seguida por Vivo (8,3 milhões) e TIM (5,7 milhões).

Mercado móvel geral

Levando em conta todo o mercado móvel – isto é, acessos “padrão” (chips para celular), machine to machine (M2M) e ponto de serviços (PoS) –, houve baixa de 0,2% em fevereiro, ficando em 256,4 milhões de acessos. Em janeiro, eram 256,8 milhões de operações com tecnologia de telefonia móvel. Por outro lado, em 12 meses, a alta é de 2,3%.

desktop-tem-oscilacao-atipica-de-acoes-devido-negociacoes-de-venda-para-a-vivo
Desktop tem oscilação atípica de ações devido negociações de venda para a Vivo
consumidores-de-realidade-aumentada-5g-vao-duplicar-em-5-anos
Consumidores de realidade aumentada 5G vão duplicar em 5 anos
medida-destina-r$-27-milhoes-para-emergencia-de-telecom-no-rs
Medida destina R$ 27 milhões para emergência de telecom no RS
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18