bancos-usam-ia-generativa,-mas-ainda-sem-planos,-diz-ntt-data

Bancos usam IA generativa, mas ainda sem planos, diz NTT Data

Bancos incorporam IA em operações, diz relatório da NTT

A NTT Data publicou relatório no qual aponta que os bancos estão incorporando o uso de Inteligência Artificial (IA) em suas operações. O levantamento foi feito com 650 tomadores de decisões do setor bancário, em todo o mundo, inclusive do Brasil. O material indica que, para 63% dos entrevistados, a IA generativa está sendo utilizada para facilitar a transição de aplicações bancárias para a nuvem.

Noventa e um por cento deles relataram que as iniciativas em Inteligência Artificial são endossadas pela diretoria, indicando uma priorização em nível estratégico de operações. A pesquisa mostra que 45% dos bancos incorporam IA generativa em suas operações e 30% exploram o potencial das inovações.

O levantamento da NTT Data indica, porém, que 80% das empresas não têm uma estratégia clara para a adoção de Inteligência Artificial generativa, mostrando necessidade de aprimoramento de habilidades. E que apesar de 89% dos líderes bancários se identificarem como inovadores, 63% ainda operam em sistemas de legados de mainframe.

“A rápida adoção dessas tecnologias pela indústria está redefinindo os modelos de negócios e estabelecendo uma nova norma na liderança do setor. Essa maré tecnológica está levando os bancos a uma compreensão mais profunda das necessidades dos clientes, proporcionando serviços mais rápidos, mais seguros e exclusivamente personalizados”, avalia Kaz Nishihata, diretor e vice-presidente executivo sênior da empresa, que é líder global em negócios digitais e serviços de TI.

A levantamento buscou entender a abordagem dos bancos em relação às tecnologias de IA, nuvem e mainframe. Ao todo, foram 650 entrevistas. O NTT DATA ouviu executivos de bancos dos Estados Unidos (150), Reino Unido (100), Japão (60), Alemanha (100), Espanha (60), México (60) e Brasil (60).

Conclui-se que o sentimento é positivo em relação ao impacto de IA generativa na adoção da nuvem em todos os países. Os Estados Unidos lideram, com 71% dos entrevistados afirmando que a IA está catalisando o processo de migração para a nuvem. Alemanha e Espanha, com 70 e 80% respectivamente seguem a linha de estratégia. Japoneses estão mais cautelosos e contabilizam 40% e, com o Brasil, adotam uma postura mais cética, sem prever alguma mudança significativa.  (Com assessoria de imprensa)

stf-invalida-exigencia-de-licenca-estadual-para-erb-no-rn
STF invalida exigência de licença estadual para ERB no RN
bancos,-fintechs-e-teles-discutem-a-economia-digital-no-dmm-2024
Bancos, fintechs e teles discutem a economia digital no DMM 2024
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18
TRIP ESPECIAL EXPOISP OLINDA - EP17