android-15:-o-principal-novo-recurso-da-atualizacao-e-a-ia-do-gemini

Android 15: o principal novo recurso da atualização é a IA do Gemini

O Android 15 não teve muito destaque na apresentação do Google I/O nesta terça-feira (14). As novidades da atualização serão apresentadas amanhã (15), mas a empresa já destacou o seu principal novo recurso: a inteligência artificial (IA) baseada no grande modelo de linguagem (LLM) Gemini.

De acordo com a empresa, este é o momento em que “bilhões de pessoas que usam o Android agora podem interagir com os seus dispositivos de maneiras totalmente novas”.

Um dos “novos” recursos é o Circle to Search (Circule para Pesquisar). Anunciado oficialmente durante o Samsung Unpacked na nova linha Galaxy S24 de celulares, o recurso agora pode resolver questões físicas e matemáticas. “Ainda neste ano”, garante a empresa, ele conseguirá resolver “problemas ainda mais complexos envolvendo fórmulas simbólicas, diagramas, gráficos e muito mais”.

Gemini multimodal no celular

O Gemini é citado pelo Google como “um novo tipo de assistente que usa IA generativa” para os usuários. Um dos novos recursos permitirá que ele “leia” as informações que estão na tela do celular, por exemplo, sem sair do app que estiver utilizando — seja ele o YouTube ou o Gmail, por exemplo.

Com a sobreposição, será possível perguntar informações dentro de um vídeo do YouTube ou de imagens de outros apps. Uma outra função também permitirá que você receba resumos e respostas de PDFs sem precisar ler todas as suas páginas.

Google GeminiGoogle Gemini Nano ganha versão multimodal para funcionar no Android 15.

Para o Android 15, o Google traz a nova versão multimodal do Gemini Nano, seu modelo de linguagem mais “enxuto” para dispositivos móveis e que funciona localmente. Essa atualização chegará inicialmente nos celulares da linha Pixel e permitirá processar dados de texto, voz, sons e imagens de maneira contextual. A proposta é reunir todo esse conhecimento na hora de retornar respostas aos usuários.

O TalkBack, recurso de acessibilidade do Android, também ganhou atualizações baseadas no Gemini e poderá funcionar sem conexão à internet. Eles devem favorecer pessoas com cegueira ou baixa visão com descrições “mais ricas e claras” do que a câmera do celular está enxergando. Por exemplo, o assistente do Google poderá descrever detalhes como roupas de uma imagem.

Google GeminiO Gemini também poderá alertar, em tempo real, sobre ligações fraudulentas.

O Gemini Nano no Android também poderá evitar que ligações fraudulentas acabem enganando os usuários. Ele deverá emitir alertas em tempo real durante uma chamada, e caso identifique algum padrão associado a golpes, avisará ao usuário. Como exemplo, o Google destaca um suposto “representante do banco” solicitando transferências urgentes, pagamentos ou informações pessoais. A empresa afirma que esse recurso chega ainda neste ano e funcionará localmente.

O Google ainda não revelou, entretanto, quais desses recursos funcionarão exclusivamente no Android 15. A companhia também deverá compartilhar em quais hardwares as novidades devem funcionar, embora seja esperada a presença do Gemini Nano nos aparelhos.

Tags

Compartilhe

Ajuda nas crises é tão mais forte quanto é coletiva
MERCADO DE BANDA LARGA 2024 - REVISE SUA ESTRATÉGIA
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18
TRIP ESPECIAL EXPOISP OLINDA - EP17