android-15-e-anunciado-com-foco-em-ia:-veja-os-melhores-recursos-da-atualizacao

Android 15 é anunciado com foco em IA: veja os melhores recursos da atualização

O Android 15 foi finalmente apresentado com mais detalhes durante o segundo dia de Google I/O, nesta quarta-feira (15). O sistema operacional tem lançamento previsto apenas para o segundo semestre deste ano, mas agora temos a confirmação de novos recursos e de como a inteligência artificial (IA) será aplicada nos celulares.

A primeira prévia para desenvolvedores do Android 15 foi lançada em fevereiro. Ainda que com poucos recursos revelados, até então, o sistema vinha demonstrando as mudanças desenvolvidas pela empresa ao longo dos últimos meses.

De acordo com o calendário do Google, a atualização deve chegar ao seu estado de estabilidade a partir do mês de junho, com lançamento final previsto para meados de julho e agosto. Com o anúncio de hoje, a empresa também lançou o Android 15 beta 2 para dispositivos compatíveis.

1. Proteção de dados e apps

Uma das importantes melhorias do Android 15 está relacionada à segurança. Agora, aplicativos de terceiros terão mais dificuldade em coletar dados privados dos usuários, que serão executados em um espaço seguro (sandbox). A atualização também implementa o Indicador de Privacidade, uma área dedicada para gerenciamento de permissões a recursos como câmera e microfone.

Android 15O novo Android 15 terá um espécie de “pasta segura” nativa.

Esse novo espaço também conta com autenticação extra, diferente do bloqueio tradicional, que o Google destaca como uma espécie de “cofre digital” no celular. Ele funciona também com a ferramenta de “Pasta Segura”, disponível em celulares de marcas como Samsung e Xiaomi. Nele, o usuário poderá ocultar aplicativos de banco ou saúde, por exemplo.

2. Bloqueio em caso de roubo

Ainda em segurança, o Google adicionou ao Android 15 um novo tipo de bloqueio em caso de roubo de celulares. Ele funciona assim: caso alguém puxe o celular de sua mão e tente correr, sair de bicicleta ou dirigindo, o aparelhos “será rapidamente bloqueado para evitar que suas informações caiam em mãos erradas”, explica o Google. Essa nova ferramenta, cita e empresa, é baseada em IA e será lançada “ainda neste ano”.

Android 15O Android 15 promete fazer com que roubos de celulares sejam menos eficazes.

No entanto, caso o seu celular seja roubado, o Google tem ainda mais algumas etapas de segurança, como:

  • Impedir que a função “Encontre Meu Dispositivo” seja desativada;
  • Bloquear o aumento de tempo limite para bloqueio de tela;
  • Impedir que um celular redefinido de fábrica seja configurado novamente sem as credenciais do proprietário.

3. Bloquear celular Android mesmo offline

Se você possui um celular que utiliza o Android 10, ou alguma versão posterior, terá em mãos um novo aliado caso perca o aparelho ou seja roubado. Com uma atualização do Google Play Services, que chegará “ainda neste ano”, a ferramenta “Bloqueio de Dispositivo Offline” chegará a milhões de dispositivos.

Na prática, caso alguém tente desconectar o seu celular para que ele não seja rastreado, a ferramenta poderá bloquear automaticamente a tela mesmo que a rede não esteja disponível naquele momento. O bloqueio também poderá acontecer se alguém tentar desbloquear o aparelho muitas vezes e a autenticação falhar.

4. Proteção contra apps fraudulentos

Outra função baseada em IA do Android está relacionada à proteção dos dispositivos contra aplicativos fraudulentos ou de phishing. Com a atualização, o Google Play Protect vai detectar em tempo real “como os aplicativos usam permissões confidenciais e interagem com outros”, analisando se eles têm “comportamentos suspeitos”.

Em outras palavras, caso algum aplicativo fuja do padrão de comportamento, o Google Play Protect poderá:

  • Enviar o app para análise pelo Google;
  • Avisar o usuário sobre a possível fraude;
  • Desativar o aplicativo, caso seja confirmada a atividade suspeita.

O Google garante que o Android 15 conseguirá realizar toda essa varredura “sem coletar quaisquer dados pessoais” dos usuários.

5. Melhorias para redes sociais

Uma boa adição é a possibilidade de utilizar mais recursos nativos de câmera em aplicatios de redes sociais. Com o Android 15, os apps poderão acessar APIs e recursos do sistema para melhorar o uso nestes casos. Com isso, também será possível controlar até mesmo a intensidade do flash do dispositivo na hora de fotografar ou filmar.

6. Desempenho e bateria no Android 15

Já em performance, o Google fez ajustes no, Android Dynamic Performance Framework (ADPF). O foco aqui é a otimização em jogos, mas o conjunto de APIs também pode ser estendido para quaisquer outros aplicativos. Na prática, isso significa que softwares que costumam consomir muita energia poderão ser melhor gerenciados.

Ao reproduzir algum jogo pesado, por exemplo, o Android poderá gerenciar melhor o estado térmico do dispositivo e o uso da CPU e GPU, tendo em vista o dinamismo desses apps. A novidade também deve fazer com que os aplicativos em segundo plano possam funcionar consumindo menos bateria.

7. Google Maps em realidade aumentada (RA)

Outra novidade que chega com a nova versão do Android é a possibilidade de acessar conteúdo de realidade aumentada diretamente do aplicativo do Google Maps. Basta apontar a câmera do celular e ele começará a destacar informações relevantes em determinados locais. O Google destaca que a ferramenta foi construída em colaboração com a Samsung e a Qualcomm.

*Esta é uma matéria em desenvolvimento e será atualizada com mais informações.

Tags

Compartilhe

Home office: 121 vagas para trabalho remoto internacional [29/05]
VALE A PENA OFERECER PLANO DE 1GIGA? - ASAP TELECOM
MERCADO DE BANDA LARGA 2024 - REVISE SUA ESTRATÉGIA
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18