anatel-confirma-que-invasao-da-abin-em-celulares-ocorreu-sem-interacao-das-operadoras

Anatel confirma que invasão da Abin em celulares ocorreu sem interação das operadoras

Crédito: Freepik

A Anatel confirmou hoje, 25, ao Tele.Síntese que a invasão da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para o monitoramento de celulares em todo o Brasil, com a utilização de um software  batizado por “First Mile”, fabricado pela Cognyte (ex-Verint), ocorreu sem qualquer interação da operadoras de celular que atuam no país, conforme noticiou o jornal  O Globo. 

Segundo fontes da agência, assim que surgiram as primeiras notícias sobre o uso indevido da Abin, foram abertos processos junto as operadoras, e a Anatel constatou que as empresas têm instalados ” há vários anos” sistemas de proteção contra esse software de invasão ” e outros similares”.

De qualquer forma, a Anatel determinou que as operadoras façam novos testes “sobre a suficiência da proteção implantada”, o que já está sendo providenciado. A agência ainda não tem informações sobre a quantidade de celulares que teria sido afetada pela operação da Abin, pois essa apuração está a cargo da Polícia Federal.

Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje operação contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) e que dirigia a Abin no governo Bolsonaro. As investigações da PF apontam para a existência de uma “Abin paralela”, que monitorava ilegalmente personalidades públicas e outras personalidades com o uso de sistemas internos que acompanhavam as localizações dos celulares sem autorização judicial. Entre elas, são citados o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, governadores de oposição e ministros do STF .

Na operação de hoje contra o parlamentar os policiais apreenderam computadores, documentos e pendrives na casa e no gabinete. O deputado

Segundo o jornal, a PF apurou que o sistema invasor atuava na “infraestrutura crítica da telefonia brasileira”, sistema esse que foi adquirido com recursos do Orçamento da União, ou seja, dinheiro público. Com as informações do sistema invasor, o grupo construía argumentos de uso político e midiático e para obtenção de proveitos especiais, além de interferir nas investigações legais.

Tags

Compartilhe

desktop-tem-oscilacao-atipica-de-acoes-devido-negociacoes-de-venda-para-a-vivo
Desktop tem oscilação atípica de ações devido negociações de venda para a Vivo
consumidores-de-realidade-aumentada-5g-vao-duplicar-em-5-anos
Consumidores de realidade aumentada 5G vão duplicar em 5 anos
medida-destina-r$-27-milhoes-para-emergencia-de-telecom-no-rs
Medida destina R$ 27 milhões para emergência de telecom no RS
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18