anatel-abre-consulta-de-nova-guilhotina-regulatoria

Anatel abre consulta de nova guilhotina regulatória

guilhotina regulatória
Foto: Designed by Pressfoto

Conselho Diretor da Anatel aprovou hoje, 7,  consulta pública para uma nova guilhotina regulatória. Quer coletar críticas e sugestões do público sobre a proposta de Resolução que revoga e altera as Resoluções emitidas pela Agência.

A revisão do conjunto regulatório visa simplificar as regras estabelecidas pela Anatel, eliminando aquelas que se tornaram obsoletas, ineficazes ou desnecessárias. Nesse sentido, a guilhotina regulatória surge como uma ferramenta importante para promover a simplificação regulatória e manter um conjunto de normas enxuto para o setor.

O procedimento de revogação de atos normativos atual está alinhado com a Iniciativa Regulamentar nº 24 da Agenda Regulatória 2023-2024, com previsão de conclusão no segundo semestre deste ano.

Ao longo dos anos, a Anatel emitiu 746 regulamentos, incluindo 4 Resoluções Conjuntas, em colaboração com outras Agências Reguladoras. Atualmente, o conjunto regulatório da Agência conta com 144 Resoluções vigentes, que são o principal objeto de análise da presente Guilhotina Regulatória.

A proposta aprovada prevê a revogação integral de 10 Resoluções e de vários dispositivos contidos em outras 32 Resoluções. Além disso, também busca alterar a redação de um dispositivo para eliminar trechos que perderam sua eficácia.

O conselheiro Vicente Aquino, Relator do processo de Guilhotina Regulatória, ressaltou a importância do diálogo da Agência com todo o setor, iniciado na Tomada de Subsídios realizada no primeiro semestre de 2023, e que será ampliado com a participação mais abrangente proporcionada pela Consulta Pública.

Com essa decisão, a Anatel reafirma seu compromisso em adotar as melhores práticas regulatórias, agindo de forma transparente e proporcional para identificar as melhores soluções regulatórias para os desafios atuais, eliminando quaisquer ônus desnecessários e buscando alternativas que atendam aos interesses da sociedade.

No passado

Em junho do ano passado, a agência havia publicado a relação de regras revogadas no processo de guilhotina regulatória. Ao todo foram  44 resoluções que já não faziam sentido, como a obrigatoriedade de as concessionárias da telefonia fixa distribuírem listas de assinantes gratuitas ou a gratuidade de ligações com menos de três segundos, em mais um esforço para coibir ligações abusivas por robocalls.

Compartilhe

desktop-tem-oscilacao-atipica-de-acoes-devido-negociacoes-de-venda-para-a-vivo
Desktop tem oscilação atípica de ações devido negociações de venda para a Vivo
consumidores-de-realidade-aumentada-5g-vao-duplicar-em-5-anos
Consumidores de realidade aumentada 5G vão duplicar em 5 anos
medida-destina-r$-27-milhoes-para-emergencia-de-telecom-no-rs
Medida destina R$ 27 milhões para emergência de telecom no RS
HUAWEI eKIT É NA CELETI - KIT INCRÍVEL PARA O SEU PROVEDOR
UNBOXING SERVIDOR DELL R630 - ANEXA TELECOM
FUTEBOL, SAMBA E AMIGOS - EXPOISP OLINDA - DIA 03
SEGUNDO DIA NA EXPOISP - FOI MUITO PRODUTIVO
CONCEITO DE DATA CENTER EDGE - ASAP TELECOM
O PROJETO DE ARQUITETURA DO NOSSO PROVEDOR - MULTIWAY
NOSSO PRIMEIRO DIA NA EXPOISP - TRIP 18