a-era-dos-dados-e-sua-relevancia-para-analises-preditivas

A era dos dados e sua relevância para análises preditivas

Não é uma novidade que o universo corporativo anda em um ritmo acelerado de inovações, mas com certeza ainda é uma dúvida para muitos negócios como absorver as novas tecnologias e integrá-las dentro de suas gestões e demandas. Em meio a essa transformação, os dados emergem como o ativo mais valioso da nova era moderna e digital, capacitando organizações a tomarem decisões mais informadas e estratégicas.

Conforme a análise de dados ganha relevância empresarial, ela ultrapassa o nível de papel estratégico para também ser um símbolo de maturidade. Um estudo recente promovido pela multinacional McKinsey & Company analisou 124 empresas brasileiras e destacou que somente 12% delas já correspondem a alta maturidade no setor de analytics.

Nesse sentido, além dos dados serem importantes para armazenar informações e exigirem conformidade e privacidade, também são, hoje, impulsionadores de novas oportunidades dentro das organizações. O valor das informações é alto e, considerando que a era digital fortalece seu uso, os dados são também um elemento decisivo para as escolhas dentro das empresas.

A importância dos dados na era digital

O momento atual nos alerta: os dados são o alicerce para a construção das operações empresariais. Armazenando e protegendo desde informações de clientes até métricas processuais, os dados são vitais para a conectividade de todas as facetas de um negócio.

No vasto oceano de dados e de informações, gerados a partir de mínimas interações, voluntárias ou não, o desafio não é apenas a coleta segura, mas extrair o valor real e a potência holística oferecida, seja através de tendências ou oportunidades.

Com isso, cresce a relevância do data science – ou ciência de dados, em português – para se dedicar à extração de informações limpas que colaboram para insights acionáveis. Sendo considerados o novo ‘petróleo do século 21’, já não é mais uma opção se manter à deriva da importância e dos benefícios que integração, estruturação e rastreamento de dados podem proporcionar.

O data science e a tomada de decisões

A fim de valorizar e obter o domínio dos dados, reconhecer seu caráter estratégico é um diferencial que impulsiona uma nova era de inovação para empresas, aproximando-as da almejada maturidade. Isso porque empresas visionárias aproveitam o poder das informações contidas em seus processos para explorar novos caminhos de crescimento, conseguindo até mesmo antecipar necessidades do mercado.

Estamos falando de análises preditivas avançadas, que organizam as tomadas de decisões das empresas e as tornam devidamente seguras, embasadas e eficazes. Os números não mentem e, com essa premissa, o uso dos dados consegue reduzir riscos e aumentar a probabilidade de sucesso dos empreendimentos.

Os avanços tecnológicos de última geração, como exemplo o machine learning da IA, são artifícios estimulantes para a análise preditiva, fortalecendo sua capacidade de identificar padrões, aprimorar operações, fazer escolhas estratégicas e, por fim, oferecer serviços mais personalizados e que evidenciam a integração e a solidez de um negócio.

Portanto, é nítido que os dados estão no centro da transformação empresarial, representando grandes catalisadores para a inovação, a eficácia e a constância das operações e interações. Ao seu lado, análises preditivas ganham mais força, influenciando todo o ecossistema organizacional e o motivando a crescer com bases sólidas de eficiência, responsabilidade e estratégia.

Guilherme Tavares, CEO do Grupo Toccato.

Tags

Compartilhe

em-parceria-com-huawei,-claro-lanca-espaco-imersivo-5g+-em-brasilia
Em parceria com Huawei, Claro lança espaço imersivo 5G+ em Brasília
celular-seguro-alertara-via-whatsapp-quem-comprar-celular-furtado-ou-roubado
Celular Seguro alertará via WhatsApp quem comprar celular furtado ou roubado
incognia-abre-vagas-para-profissionais-de-ti-em-seguranca-digital
Incognia abre vagas para profissionais de TI em segurança digital
vazamentos-de-precos-do-samsung-galaxy-book4-edge
Vazamentos de preços do Samsung Galaxy Book4 Edge
slop:-a-nova-ameaca-digital-que-espalha-imagens-surreais-e-confusao-na-internet
Slop: A nova ameaça digital que espalha imagens surreais e confusão na Internet
terremotos-no-nordeste?-estudo-diz-que-a-regiao-tem-risco-sismico-de-5,2-na-escala-richter
Terremotos no Nordeste? Estudo diz que a região tem risco sísmico de 5,2 na escala Richter
iphone-16-pode-ser-vendido-em-duas-novas-cores,-aponta-informante
iPhone 16 pode ser vendido em duas novas cores, aponta informante
novo-remake-de-resident-evil-tem-supostos-detalhes-vazados;-confira!
Novo remake de Resident Evil tem supostos detalhes vazados; confira!
opera-ganha-versao-adaptada-para-pcs-com-processadores-arm
Opera ganha versão adaptada para PCs com processadores ARM
computex-2024-sera-repleta-de-ia:-veja-a-agenda-e-o-que-esperar-da-feira-de-tecnologia
Computex 2024 será repleta de IA: veja a agenda e o que esperar da feira de tecnologia